Ideias +M

Maratonas Fotográficas FNAC convida a fotografar cidades portuguesas

Rafael Ascensão,

As inscrições estão abertas até ao dia 3 de junho, podendo ser feitas nas lojas físicas ou em fnac.pt. A inscrição tem o custo de 35 euros ou 30 euros, caso o interessado seja aderente do Cartão FNAC.

A 18.ª edição das Maratonas Fotográficas FNAC desafia os participantes a “registar as melhores imagens que captem a evolução das sociedades, da cultura e da tecnologia nas cidades ao longo do último quarto de século”.

Tendo como mote “A evolução dos últimos 25 anos”, a iniciativa visa precisamente assinalar o 25º aniversário da marca em Portugal. A FNAC convida assim a registar fotograficamente as cidades de Lagos (10 junho), Almada (11 junho), Funchal (17 junho), Viana do Castelo (17 junho), Porto (18 junho), Lisboa (24 junho), Cascais (25 junho), Leiria (1 julho) e Aveiro (2 julho).

As Maratonas Fotográficas funcionam já como um registo histórico das cidades”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC em Portugal, explicando que nas 17 edições anteriores “foram captados momentos distintos da evolução do País, criando-se assim uma espécie de arquivo do nosso desenvolvimento arquitetónico, social e até cultural”.

“Além disso, a FNAC assume-se como um agente promotor de cultura a todos os níveis, sendo impulsionadora da partilha de conhecimento e do potenciar de nomes emergentes, tal como já acontece, por exemplo, com os Novos Talentos FNAC”, diz ainda a diretora de marketing e comunicação da FNAC.

As inscrições estão abertas até ao dia 3 de junho, podendo ser feitas nas lojas físicas ou em fnac.pt. A inscrição tem o custo de 35 euros ou 30euros, caso o interessado seja aderente do Cartão FNAC.

A avaliação será feita por um júri (dois representantes da FNAC e um fotojornalista convidado), com a divulgação dos vencedores – um primeiro lugar e duas menções honrosas – agendada para o dia 19 de agosto, dia Mundial da Fotografia. O vencedor recebe um cartão oferta FNAC no valor de 750 euros e as menções honrosas um cartão oferta de 150 euros.

“Não interessa se são apenas curiosos pela fotografia ou profissionais; se fotografam com o telemóvel ou com uma máquina topo de gama – aos participantes só se pede paixão pela fotografia e disponibilidade para fazer parte desta festa”, refere-se em nota de imprensa.

“A edição deste ano traçou uma rota que vai passar por museus, matas nacionais e mercados, ainda se incluindo visita a mosteiros, castelos e outros edifícios históricos. Na Madeira está preparado um Safari Fotográfico e, em algumas cidades, provas de mel ou doçaria tradicional. Já para não falar na possibilidade de os participantes visitarem locais que poucos conhecem como são exemplo a Caravela Boa Esperança (Algarve), o interior da Câmara Municipal do Porto ou o Farol da Nazaré“, acrescenta-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.