Dívida pública aumenta 0,2% em abril para 280 mil milhões de euros

Há quatro meses seguidos que a dívida pública não para de subir. No entanto, em abril, o ritmo de crescimento da dívida foi o mais modesto desde janeiro, mas está a aproximar-se do crescimento do PIB.

A dívida pública continua a crescer. De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, a dívida pública aumentou 670 milhões de euros em abril, ou 0,2% face a março, para cerca de 280 mil milhões de euros. “Esta evolução refletiu o crescimento das responsabilidades em depósitos (1,1 mil milhões de euros), com as emissões de Certificados de Aforro a ascenderem a 1,7 mil milhões de euros”, refere o Banco de Portugal.

Em sentido contrário, o banco central revela que se observaram amortizações líquidas de títulos de dívida de longo prazo num montante de 300 milhões de euros, e de 100 milhões de euros de empréstimos.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Apesar de em abril a subida da dívida registada ter sido a mais modesta desde o início do ano, foi o quarto mês de subidas consecutivas. Só este ano, a dívida pública nacional na ótica de Maastricht acumula um aumento de 7,4 mil milhões de euros, mais 0,3% face a abril de 2022.

Apesar dessa evolução, os dados do Banco de Portugal revelam que, no primeiro trimestre, a dívida pública teve um crescimento homólogo de 1,2%, que compara com um crescimento do PIB de 2,5% no mesmo período.

As últimas previsões do Governo apontam para que as contas públicas terminem o ano com mais uma queda do rácio da dívida pública face ao PIB. Depois de uma redução de quase 12 pontos percentuais para 113,8% do PIB em 2022, Fernando Medina espera terminar 2023 com uma dívida pública abaixo da fasquia dos 110% do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública aumenta 0,2% em abril para 280 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião