Maioria não quer Galamba, nem eleições. Mas PSD já lidera sondagens

  • ECO
  • 2 Junho 2023

A direita amealha um total de 46,2% das intenções de voto dos portugueses (34,4% sem o Chega), enquanto a esquerda conta atualmente com 41,3%, pelo que a direita não conseguiria a maioria sem o Chega.

A primeira sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC revela que a maioria dos portugueses acha que António Costa “fez mal” em não ter aceitado a demissão de João Galamba e que Marcelo Rebelo de Sousa “fez bem” em não derrubar o Governo. Mas, apesar de a maioria dos portugueses não desejar eleições, o PSD lidera pela primeira vez as sondagens de acordo com o barómetro da Intercampus para o Correio Correio da Manhã e Jornal de Negócios. Uma liderança conseguida não pelo crescimento nas intenções de voto, mas devido a uma queda do Partido Socialista, penalizado pela mais recente crise política.

Para 64% dos inquiridos foi um erro António Costa ter mantido João Galamba no Governo e só 17% acha que Costa “fez bem” em não demitir o ministro das Infraestruturas (19% dos inquiridos ou não sabe ou não responde). Mesmo entre os inquiridos que simpatizam com o PS, 42% dizem que Costa fez mal em manter o ministro.

Por outro lado, a maioria dos portugueses (53%) aprova a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa em não ter dissolvido o Parlamento e e optar por estar mais atento e interveniente. Em sentido oposto, 22% disse que o Chefe de Estado deveria ter dissolvido o Parlamento e convocado eleições. Já 13% preferia que o Presidente da República tivesse demitido o Governo sem convocar eleições.

O alongar da crise política já começa a fazer moça e as sondagens traduzem o descontentamento. O PSD está pela primeira vez à frente do PS nas intenções de voto, com 24,1% contra 22,4% em abril, revelou o barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios. A ultrapassagem não se deve a um crescimento dos social-democratas, mas antes a uma queda de 3% do Partido Socialista, face ao mês anterior.

Os partidos à direita somam um total de 46,2% de intenção de voto, sendo que sem o Chega a direita reuniria apenas 34,4% dos votos. O partido liderado por André Ventura, no entanto, registou uma queda de 1,4%.

Já a esquerda conta atualmente com 41,3% das preferências dos inquiridos. A queda do PS parece beneficiar o Bloco de Esquerda que cresceu 2,3% e ultrapassou a Iniciativa Liberal (embora este partido também tenha crescido quase 1%).

Para ver as fichas técnicas da referidas sondagens siga os links: barómetro da Intercampus; sondagem ICS/ISCTE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria não quer Galamba, nem eleições. Mas PSD já lidera sondagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião