Braga lidera pela primeira vez uma rede europeia URBACT

Braga lidera, pela primeira vez, uma rede europeia URBACT para desenvolver um modelo de governança urbana de olhos postos na economia noturna nas cidades.

A Câmara Municipal de Braga lidera, pela primeira vez, uma rede europeia de planeamento de ação do URBACT — um programa de cooperação territorial europeia para promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa –, mas com enfoque no papel da economia do período noturno para as cidades. Esta rede permite, avança o autarca social-democrata Ricardo Rio, “desenvolver estratégias inovadoras e soluções eficazes para os desafios da economia local e da governança urbana”. Além de estabelecer uma “economia noturna vibrante e inclusiva que torne a cidade ainda mais atraente para todos”.

Implementada pela Comissão Europeia e com um orçamento de 850 mil euros, esta rede de planeamento de ação local “abordará o papel da cidade e a sua importância para a economia local, procurando desenvolver um modelo de governança urbana capaz de responder aos desafios de uma cidade que funciona durante 24 horas”, avança Ricardo Rio.

Com a economia local e os objetivos de desenvolvimento sustentável na agenda política, a cidade de Braga passa, assim, a ter um papel fulcral nesta rede de planeamento de ação local que se foca na relevância que a economia do período noturno representa para as cidades. Um dos grandes propósitos desta rede consiste em desenvolver um plano de ação e assegurar a prestação de serviços públicos de qualidade em áreas tão importantes, como a mobilidade, segurança ou higiene urbana no período noturno, ao mesmo tempo que são promovidas atividades de oferta cultural, de diversão e das indústrias criativas”, avança o município bracarense.

Para o autarca Ricardo Rio, “a participação de Braga nestas redes URBACT é mais um testemunho do compromisso da cidade em implementar soluções inovadoras para atender às necessidades e aspirações de cidadãos”, além de ter uma “reputação crescente como um polo de inovação e desenvolvimento”.

O autarca considera que “Braga está comprometida em desenvolver estratégias sustentáveis e criativas que atendam às necessidades dos cidadãos, enquanto se promove a vitalidade económica e cultural da cidade”. Ricardo Rio vê na URBACT uma “oportunidade para trabalhar em rede com algumas das mais importantes cidades europeias em áreas inovadoras e envolver os parceiros locais”. O que permitirá, sustenta, “aumentar a capacidade de implementar novos projetos”.

Entre os parceiros desta rede URBACT, que reúne dez cidades, constam três capitais europeias — Paris (França), Tallinn (Estónia) e Nicósia (Chipre) –, além de cidades turísticas como Málaga (Espanha), Varna (Bulgária), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro). Ou até mesmo cidades emergentes no contexto da oferta cultural de qualidade, como Piraeus (Grécia) e Génova (Itália).

A autarquia de Braga anunciou ainda a integração na rede URBACT sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), liderada pela cidade finlandesa de Espoo, e lado a lado com cidades como Tallinn (Estónia), Valência (Espanha), Gabrovo (Bulgária), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Agius Dimitrios (Grécia) e Jablonec nad Nisou (Republica Checa).

“O objetivo será construir um plano estratégico de ação para criar processos e ferramentas de governança adaptados localmente, utilizando os OBS como um veículo estratégico”, conclui o município de Braga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga lidera pela primeira vez uma rede europeia URBACT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião