Sismo em Marrocos causa mais de 1000 mortes. Portugal também sentiu o sismo e disponibiliza apoio

  • Lusa
  • 9 Setembro 2023

O primeiro-ministro, António Costa, disse que “Portugal está solidário e disponível para apoiar Marrocos”.

O balanço do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 “em estado crítico”, anunciou o Ministério do Interior marroquino.

Os portugueses que estão em Marrocos, onde ocorreu um forte sismo na sexta-feira à noite, e que foram contactados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) “encontram-se bem”, segundo uma nota da própria diplomacia. A diplomacia portuguesa garante que está a acompanhar “em permanência” a situação.

O primeiro-ministro, António Costa, disse que “Portugal está solidário e disponível para apoiar Marrocos”. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu “sentidas condolências e solidariedade” ao rei de Marrocos, Mohammed VI, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Portugal comunicou às autoridades de proteção civil de Marrocos “total disponibilidade” para mobilizar uma equipa de busca e salvamento, à semelhança do que fez aquando do sismo na Turquia, acrescentou ainda o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Vai ser enviado um avião da Força Aérea para a cidade de Marraquexe, “para retirar os portugueses que queiram regressar” de Marrocos, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Também Espanha, França, Itália e Reino Unido expressaram solidariedade e apoio a Marrocos. O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que França “está pronta para ajudar nos primeiros socorros”. O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, afirma que o seu país está pronto para ajudar “de todas as maneiras possíveis”. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, manifestou a “vontade da Itália em apoiar Marrocos”. O espanhol Pedro Sanchez expressou “toda a sua solidariedade e apoio”. Estes testemunhos foram recolhidos na rede social X (o antigo Twitter).

Sismo sentido em Portugal com intensidade moderada

O sismo em Marrocos atingiu a magnitude 7 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe, no norte do país, pelas 23:11. O mesmo sismo foi sentido também em várias regiões de Portugal, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal) são as localidades que registaram impactos de maior intensidade, de III/IV na escala de Mercalli modificada. Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, descreve o IPMA.

(Notícia atualizada às 15.27 com mais informação e o levantamento mais recente de mortos e feridos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sismo em Marrocos causa mais de 1000 mortes. Portugal também sentiu o sismo e disponibiliza apoio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião