Governo afasta vice-presidente do IEFP

  • ECO
  • 4 Junho 2024

Bernardo Santos e Sousa estava quase a completar o primeiro anos de mandato, mas agora sai sem direito a indemnização. O ECO questionou o Governo mas a tutela preferiu não fazer comentários.

O Governo afastou Bernardo Santos e Sousa do cargo de vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), de acordo com a notícia avançada esta terça-feira pelo Jornal de Negócios. O ECO questionou o Ministério do Trabalho (MTSSS) sobre esta demissão, mas a tutela não quis comentar.

O responsável, que tinha sido nomeado pelo Executivo de António Costa, tinha uma comissão de serviço por cinco anos, sendo que o primeiro ano terminava em junho. Agora exonerado, Bernardo Santos e Sousa sai sem direito a uma indemnização uma vez que não terminou o primeiro ano de mandato, avança o jornal. Questionado pelo Negócios, fonte oficial do MTSSS não justificou a decisão nem explicou o que acontecerá aos restantes membros do Conselho Diretivo, tendo optado por não fazer comentários.

Esta é mais uma do rol de demissões levadas a cabo pelo Governo desde que Luís Montenegro tomou posse. Esta segunda-feira, o Ministério da Economia dissolveu administração da AICEP, mas antes disso já tinham sido afastados outros dirigentes de instituições públicas, nomeadamente, Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia ou a presidente do Instituto da Segurança Social, Ana Vasques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo afasta vice-presidente do IEFP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião