La Lonja de Palma de Mallorca acolhe a exposição “Mirall” de Jaume Plensa
Poderá ser visitada até 15 de fevereiro, numa tentativa de “posicionar as as ilhas como uma referência no domínio da arte contemporânea e da cultura internacional”.
Organizada em colaboração com a instituição alemã Stiftung für Kunst und Kultur e.V., a exposição convida os espetadores a refletir sobre as dualidades do mundo: corpo e alma, matéria e espírito, luz e escuridão.
As obras centrais da exposição são duas esculturas monumentais em aço inoxidável, “Invisible Laura” e “Invisible Rui Rui”, que, com sete metros de altura, ocuparão um lugar de destaque no icónico espaço gótico de La Lonja.
Esta exposição de Jaume Plensa tem como objetivo “cativar o público com a sua profunda reflexão sobre a identidade humana e as ligações entre o visível e o invisível, num cenário incomparável que combina história e modernidade no coração de Palma”.
Esta iniciativa faz parte do ambicioso plano cultural do governo autónomo presidido por Marga Prohens, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Palma e do Consell de la isla de Mallorca (Conselho da Ilha de Maiorca). As três instituições pretendem “consolidar a imagem das Ilhas Baleares não só como destino turístico, mas também como referência mundial no domínio da arte contemporânea”.
O governo regional pretende, assim, reforçar o seu empenhamento na promoção da arte e da cultura como instrumento para elevar o perfil cultural das Ilhas Baleares no mundo. Para tal, promove uma série de exposições de alto nível no espaço arquitetónico de La Lonja, um dos edifícios mais emblemáticos do património civil gótico europeu, com o objetivo de atrair os artistas mais influentes da cena internacional.
Desde junho, La Lonja acolheu exposições de artistas de renome, como o português Pedro Cabrita Reis e o britânico Julian Opie, cuja recente mostra foi visitada por mais de 200 000 pessoas. Construída entre 1426 e 1447, La Lonja representa um tesouro arquitetónico para Maiorca e um símbolo do património cultural maiorquino. O objetivo do Governo Prohens é consolidá-la como um espaço emblemático para a exposição de arte contemporânea do mais alto nível.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
La Lonja de Palma de Mallorca acolhe a exposição “Mirall” de Jaume Plensa
{{ noCommentsLabel }}