LALIGA, o campeonato com mais nomeados para a Bola de Ouro

  • Servimedia
  • 9 Setembro 2024

Um total de 11 jogadores da LALIGA foram nomeados para o prémio individual mais importante do futebol mundial, a Bola de Ouro.

São mais três do que na época passada, o que faz com que seja a competição nacional com mais jogadores elegíveis para este prémio, seguida da Premier League, com 10 representantes.

Depois de um verão em que os jogadores da LALIGA foram protagonistas dos campeonatos europeus e mundiais mais importantes, com estas nomeações a competição espanhola dá um passo à frente das suas congéneres europeias, incluindo a Premier League, que tem menos um nomeado. Assim, a LALIGA posiciona-se como o epicentro do talento futebolístico individual com as mais recentes adições no mercado de transferências de verão.

Em termos de clubes, é o Real Madrid que tem mais nomeados nas suas fileiras, sete no total: Bellingham, Valverde, Rüdiger, Vinicius, Carvajal, Kroos e Mbappé – o astro francês que agora é jogador da LALIGA, mas que na época passada estava na Ligue 1 de França. Já Lamine Yamal e Dani Olmo – que computa tanto na LALIGA quanto na Bundesliga – dão duas indicações ao Barcelona e Nico Williams outra ao Athletic Club. O Girona, por sua vez, acrescenta Dovbyk à lista, embora este tenha assinado com a Roma este verão e conte tanto para a competição espanhola como para a Serie A.

Estes nomes fazem com que a LALIGA mantenha a sua representatividade nestes prémios em relação à última edição, algo que não acontece com a Premier League, que vê diminuir os nomes que pertencem à sua competição, com dez este ano: Rúben Días, Foden, Haaland, Rodrigo, Rice, Odegaard, Saka, Saliba, Palmer e Dibu Martínez.

Por sua vez, a Bundesliga conta com nomes de destaque como Xhaka, Wirtz, Grimaldo, Hummels – bicampeão alemão e italiano – e Kane, além do já citado Dani Olmo. A Serie A italiana tem Çalhanoglu, Lautaro e Lookman na lista, bem como Dovbyk, que vai partilhar o balneário com Hummels, outro dos nomeados em duas ligas, depois de se ter transferido da Bundesliga para o Calcio este verão.

Este marco demonstra a evolução económica positiva dos clubes, que fazem grandes contratações mantendo a sua estabilidade financeira. De facto, a LALIGA destaca-se como a competição nacional europeia que mais aumentou o seu investimento, em contraste com outras como a Premier League, que reduziu as suas despesas com transferências em 16% (de 2,8 mil milhões de euros para 2,34 mil milhões de euros), ou a Ligue 1 francesa (de 915 milhões de euros para 723 milhões de euros) e a Bundesliga (de 758 milhões de euros para 600 milhões de euros), que reduziram as suas despesas em 21%. Fora da Europa, destaca-se o caso da Arábia Saudita.

O investimento dos clubes do reino árabe em transferências sofreu uma redução significativa, passando de 950 milhões de euros para apenas 475 milhões de euros, o que representa uma quebra de 50% em relação ao mercado de verão anterior.

Para além do prémio de melhor jogador atribuído pelo L’Equipe, os clubes da LALIGA também foram nomeados em categorias como a de melhor treinador, que inclui o italiano Carlo Ancelotti. No prémio Kopa, destinado ao Melhor Jogador Jovem, Lamine Yamal, Pau Cubarsí e Arda Güller são os jogadores que vão tentar ganhar o prémio. Para o Yashin, que determina quem foi o melhor guarda-redes do último ano, o LALIGA conta com Unai Simón, Andriy Lunin e Giorgi Mamardashvili, enquanto o Girona FC e o Real Madrid vão competir na categoria de Melhor Clube Masculino do Ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LALIGA, o campeonato com mais nomeados para a Bola de Ouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião