Governo aposta em encontro a “meio caminho” com PS sobre IRC e IRS
Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, diz que o Governo está a conduzir as negociações do OE2025 "com humildade", alertando, em entrevista, que o país fica pior com duodécimos.
O ministro dos Assuntos Parlamentares afirma que o Executivo ainda não percebeu “qual a margem de manobra que o PS tem ou quer ter relativamente” ao IRC e o IRS Jovem, mas defende que “deve haver a humildade suficiente de ambas as partes” para se poderem encontrar “a meio do caminho”. Em entrevista conjunta ao Público e Rádio Renascença, Pedro Duarte não revela se têm havido conversas entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, como avançou o Observador, mas sublinha que é fundamental tentar ir ao encontro dos diferentes partidos da oposição.
“Há um nível de conversas que são, naturalmente, privadas e não são públicas. E, como são privadas, eu próprio não as conheço e, se conhecesse, não as poderia divulgar. E, portanto, não posso comentar isso. Mas posso fazer um apelo para que haja humildade por parte de todos os protagonistas. O Governo tem-no demonstrado. Não tem uma maioria absoluta no Parlamento e, portanto, tem tentado ir ao encontro dos diferentes partidos da oposição, mostrando abertura para recolher contributos e encontrar a melhor solução para o país“, disse o governante.
Perante a possibilidade de o Chega só estar disponível para negociar o Orçamento se o PS ficar de fora das negociações, Pedro Duarte diz que o Governo não terá “uma atitude excludente” e que é necessário “ir para uma discussão do Orçamento do Estado com um espírito construtivo e positivo”. “Se todos os protagonistas olharem para o interesse nacional, vamos ter um Orçamento do Estado aprovado. Uma crise seria péssima para o país”, alerta. Remetendo para o Presidente da República a decisão de haver ou não eleições antecipadas caso o OE seja chumbado, o ministro alerta que o país ficará “pior” com duodécimos se o documento não for viabilizado e garante que estão “a pôr todas as fichas na aprovação” deste documento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aposta em encontro a “meio caminho” com PS sobre IRC e IRS
{{ noCommentsLabel }}