A Fundação Jiménez Díaz lança um novo Centro de Reabilitação
Com mais de mil metros quadrados, este centro foi concebido para tratar pacientes com patologias traumáticas, cirúrgicas, ginecológicas e urológicas.
A Fundação Jiménez Díaz abriu um novo Centro de Reabilitação para melhorar a sua oferta terapêutica. Após uma remodelação completa, este novo espaço foi inaugurado na rua Guzmán el Bueno, em Madrid. Com mais de 1.000 metros quadrados, foi concebido para tratar pacientes com patologias traumáticas, cirúrgicas, ginecológicas e urológicas, bem como os pertencentes às unidades de Pavimento Pélvico, Linfedema e Mão.
Nos últimos anos, a procura de serviços de reabilitação aumentou consideravelmente. Um aumento que foi especialmente visível no Serviço de Reabilitação do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, um dos que mais cresceu na Comunidade de Madrid (CAM). Além disso, os serviços oferecidos neste tipo de centro de saúde têm vindo a expandir-se ao longo dos anos, de acordo com a complexidade e as necessidades actuais dos pacientes.
Para dar resposta a estas exigências, a Fundación Jiménez Díaz lançou este novo Centro “com o objetivo de ampliar a sua oferta terapêutica de excelência neste campo, incluindo as tecnologias mais recentes e vanguardistas, e disponibilizando-as, além disso, de uma forma rápida e eficiente para se adaptar às necessidades e expectativas dos seus pacientes”, explica o Dr. Carmelo Fernández, chefe do Departamento de Medicina Física e Reabilitação. Operacional desde este verão, o centro já está a receber pacientes externos do hospital.
TECNOLOGIA AVANÇADA
“O novo centro permite o tratamento de pacientes externos (não internados) da Fundación Jiménez Díaz afetados por diversas patologias traumáticas, cirúrgicas, ginecológicas e urológicas, entre outras, bem como pacientes das unidades de Pavimento Pélvico, Linfedema e Mão”, acrescenta Silvia Calvo, coordenadora do Serviço de Reabilitação. Graças à remodelação, 85% dos pacientes que eram anteriormente tratados no hospital recebem agora cuidados nestas novas instalações, o que permitiu alargar a gama de cuidados.
A carteira de serviços do centro inclui a Reabilitação, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, a Terapia da Fala, a Foniatria – com dois médicos de reabilitação com especialização em fonoaudiologia – e o tratamento da dor – incluindo procedimentos de bloqueios nervosos guiados por ultra-sons, bloqueios articulares e periarticulares guiados por ultra-sons e procedimentos de dor incluindo bloqueios nervosos guiados por ultra-sons. Estes serviços são completados pelo serviço de enfermagem, onde estão previstas consultas pós-infiltração.
As instalações incluem oito gabinetes de consulta, uma sala para técnicas de intervenção, cinco ecógrafos, um aparelho de dinamometria isocinética, duas salas de pavimento pélvico com biofeedback e electroestimulador e dois ginásios com macas eléctricas (uma delas Bobath), arnês de marcha, barras paralelas, plataforma de equilíbrio, hidrocolador, máquinas de pressoterapia, plano inclinado, vibrabath e equipamento de terapia por ultra-sons, instalações para talas, tecarterapia e mesa canadiana, entre outros equipamentos de última geração. De acordo com Calvo, “o equipamento e o equipamento tecnológico do centro e a dimensão das suas instalações permitem-nos uma margem de crescimento significativa, bem como uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos nossos pacientes”.
EQUIPA ESPECIALIZADA
A equipa do novo Centro de Reabilitação conta com mais de 50 profissionais altamente qualificados, incluindo mais de 30 fisioterapeutas, seis médicos de reabilitação, cinco assistentes, um terapeuta ocupacional e duas enfermeiras, bem como pessoal administrativo.
María Luisa Seijas, supervisora de Reabilitação, salienta que proporcionam “mais espaço e conforto no tratamento dos pacientes, com mais luz natural e equipamentos novos e actualizados”. E um esforço que, tendo em conta o impacto nos pacientes, está a atingir o seu objetivo, uma vez que estes afirmam que “se sentem muito confortáveis no novo centro, acham-no espaçoso e luminoso”.
FUNDAÇÃO JIMÉNEZ DÍAZ
A Fundação Hospital Universitário Jiménez Díaz, fundada há mais de 80 anos pelo Dr. Carlos Jiménez Díaz, tem um acordo com o sistema público de saúde desde 1953, através do qual presta serviços de saúde pública à sociedade espanhola.
Como explicou, “seguindo os compromissos do grupo a que pertence, Quirónsalud, os seus profissionais realizam trabalhos de saúde, ensino e investigação”. Assim, tem acordos com a Universidade Autónoma de Madrid, entre outras entidades, e tem a sua própria Escola de Enfermagem. O seu Instituto de Investigação em Saúde foi criado em 2009 ao abrigo de um acordo com a UAM e acreditado em 2010 e reacreditado em 2015 e 2020 pelo Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII) por um período de cinco anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A Fundação Jiménez Díaz lança um novo Centro de Reabilitação
{{ noCommentsLabel }}