Taxa de poupança das famílias sobe para 9,8% e renova máximos de mais de dois anos
A taxa de poupança das famílias está em ascensão há um ano, contabilizando no final do segundo trimestre deste ano o valor mais elevado desde dezembro de 2021.
O nível de poupança das famílias nacionais continua a subir. De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de poupança das famílias atingiu os 9,8%, mais 0,6 pontos percentuais que no trimestre anterior.
“Este desempenho foi consequência do aumento de 2,2% do Rendimento Disponível Bruto (2,4% no trimestre anterior), superior ao crescimento de 1,4% do consumo privado”, refere o INE em comunicado.
Desde o segundo trimestre de 2023 que a taxa de poupança das famílias medida em percentagem do seu rendimento disponível está a recuperar, encontrando-se atualmente no valor mais elevado desde o quarto trimestre de 2021.
Além disso, o nível de poupança das famílias nacionais encontra-se também acima da taxa média de poupança de 8,3% verificada no período entre 2016 e 2023, onde pontifica 2020 como o ano com a taxa de poupança mais elevada (12%) e 2017 como o ano com a taxa de poupança mais baixa (6,5%).
O INE revela ainda que a capacidade de financiamento das famílias situou-se em 3,4% do PIB no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 0,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior. “Este comportamento resultou do aumento de 9,7% da poupança das famílias.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de poupança das famílias sobe para 9,8% e renova máximos de mais de dois anos
{{ noCommentsLabel }}