LALIGA Studios, Blend Studios e MContent vão desenvolver “Veleta”, o filme biográfico da primeira futebolista espanhola

  • Servimedia
  • 5 Dezembro 2024

Nos anos 20 e 30 do século passado, Nita Carmona ‘Veleta’ teve de se fazer passar por homem para seguir a sua paixão e enfrentar acusações de perturbação da ordem pública.

LALIGA Studios, a joint venture entre Banijay Iberia e LALIGA, anunciou um acordo com Blend Studios, uma produtora andaluza fundada pelo realizador Paco Torres e M Content, a produtora da showrunner Amaya Muruzábal, para realizar o filme “que retratará a fascinante história de Nita Carmona ‘Veleta’, a primeira futebolista espanhola que, nos anos 20 e 30 do século passado, teve de se fazer passar por homem para seguir a sua paixão e enfrentar acusações de perturbação da ordem pública”, segundo um comunicado.

‘Veleta’ centra-se numa história de sobrevivência e coragem num mundo de homens, ambientada na Málaga dos anos 20, que conta a vida de Nita, desconhecida até 2020, quando o autor, jornalista e colecionador desportivo Jesús Hurtado, após a morte da protagonista, “a sua identidade permaneceu um mistério, uma vez que os adeptos do Málaga, a equipa onde jogava, fizeram um pacto de silêncio tácito com um único objetivo: mantê-la a jogar”, segundo o comunicado.

O realizador Paco Torres comenta que o objetivo “é fazer um filme que comova, mobilize e conte ao mundo inteiro a história praticamente desconhecida de Anita Carmona”. Por seu lado, Amaya Muruzábal sublinha que “Veleta é uma personagem excecionalmente combativa e determinada, uma figura raramente vista no grande ecrã, uma vez que foi a primeira mulher futebolista do mundo”.

Chalo Bonifacino Cooke, Diretor Executivo dos Estúdios LALIGA, salienta que “falamos sempre das histórias que merecem ser contadas. O mundo do desporto está cheio delas. Estamos aqui para falar das questões que todos sabemos que precisam de ser faladas. O futebol ainda arrasta coisas como o racismo, o sexismo, a homofobia… e, por vezes, a ficção é o melhor veículo para contar a verdade”.

A LALIGA Studios, a Blend Studios e a M Content estão a trabalhar em vários projectos. A LALIGA Studios anunciou dois projetos, um com a Little Spain (propriedade do artista C. Tangana) para criar uma série de ficção ambientada no universo LALIGA; e outro acordo com a produtora de Hollywood MTP, liderada por Mike Tollin, produtor executivo da aclamada série documental The Last Dance.

A Blend Studios está a produzir a série de animação Jesterina em conjunto com a produtora indiana Toonzstation, com distribuição pela Digitoonz. Entre os projetos já desenvolvidos está a curta-metragem Leviticus 20:13, um thriller criminal selecionado para festivais como o Seville European Film Festival (SEFF), o Elche Film Festival, Islantilla, Flickers, Sombras e BARS (Buenos Aires Rojo Sangre). Assim, Paco Torres enfrenta a sua segunda longa-metragem depois da sua interessante estreia com “El vuelo del tren”, e após o lançamento no Festival de Cinema de Cork do seu filme experimental rodado em 14 horas na Irlanda, “Saol”, e das suas curtas-metragens multi-premiadas “The Rattle of Benghazi”, “Halowin” e “Setenta”.

A produtora M Content, fundada em março de 2023, encontra-se em fase avançada de desenvolvimento dos seus dois primeiros filmes, sob a batuta da showrunner Amaya Muruzábal como produtora executiva, após o sucesso internacional da série Red Queen no início deste ano. A M Content – uma marca de ficção que nasceu da Mandarina Contenidos, criadora de outro êxito argentino, El amor después del amor (Netflix) – está empenhada em criar conteúdos sociais de grande impacto, em espanhol, em ambos os lados do Atlântico.

Desde a sua recente fundação, em março de 2023, a M Content encontra-se em fase avançada de desenvolvimento dos seus dois primeiros filmes, sob a batuta de Amaya Muruzábal como produtora executiva, após o sucesso internacional da série “Reina Roja” (Rainha Vermelha) no início deste ano. A M Content – uma marca de ficção que nasceu da Mandarina Contenidos, criadora de outro êxito argentino, “El amor después del amor” (Netflix) – está empenhada em criar conteúdos sociais de grande impacto, em espanhol, em ambos os lados do Atlântico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LALIGA Studios, Blend Studios e MContent vão desenvolver “Veleta”, o filme biográfico da primeira futebolista espanhola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião