PSD vai viabilizar comissão de inquérito à Efacec proposta pela IL

Líder parlamentar do PSD anunciou que o partido votará a favor da comissão parlamentar de inquérito proposta pela Iniciativa Liberal à tutela política da gestão da Efacec, que assim será aprovada.

O líder parlamentar do PSD afirmou esta quinta-feira que o partido votará a favor da comissão parlamentar de inquérito proposta pela Iniciativa Liberal à tutela política da gestão da Efacec, que assim será aprovada.

Hugo Soares transmitiu o sentido de voto aos jornalistas no final da reunião parlamentar dos sociais-democratas, sem mais declarações, avançou a Lusa. O Observador já tinha avançado na quarta-feira que o PSD iria viabilizar mais esta comissão de inquérito.

No debate de quarta-feira, o Chega, o CDS e o PAN já tinham anunciado que iriam votar a favor e o PS contra, o que deixava a viabilização nas mãos do PSD.

A proposta da Iniciativa Liberal pretende avaliar o exercício e as responsabilidades das tutelas políticas envolvidas na gestão Efacec e subsidiárias, quer seja no processo que levou à nacionalização da empresa em 2020, quer no processo depois de privatização.

Mas os liberais também querem escrutinar as decisões de gestão tomadas desde a nacionalização e de que forma essas decisões conduziram à queda de receitas, perda de fornecedores e quadros qualificados que ocorreram nesse período. Ou ainda esclarecer o envolvimento dos decisores públicos, como a Parpública e o Banco Português de Fomento, nas tomadas de decisão na Efacec.

O PCP, na quarta-feira, deu a entender ser a favor da criação desta comissão de inquérito, mas quer ver introduzidas outras matérias a serem investigadas pela comissão. O partido propõe “que ao objeto de inquérito parlamentar sejam aditados pontos como a real situação financeira do grupo aquando da intervenção do Estado, a responsabilidade dos acionistas privados, o papel da banca e de outros credores, acordos feitos com o comprador e consequências dessas decisões”.

“Ou se esclarece isso ou corremos o risco de deitar poeira para os olhos e não esclarece nada”, elencou o deputado comunista António Filipe.

A votação da proposta de aditamento do PCP será votada imediatamente antes da proposta da IL. Caso seja chumbada, irá condicionar o sentido de voto dos comunistas.

Por apurar estão ainda a forma como Bloco de Esquerda e Livre vão votar. O PS já anunciou no Parlamento, na quarta-feira, que votará contra, porque os “objetivos foram total ou parcialmente cumpridos”. “Nem tudo correu bem”, admitiu. “Mas estamos melhor do que à época, e porque a atuação da tutela dos antigos governantes é facilmente escrutinável”, disse o deputado André Pinotes Batista, recordando que este processo de privatização “decorreu durante a maior pandemia do século”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD vai viabilizar comissão de inquérito à Efacec proposta pela IL

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião