Trabalhadores da Volkswagen na Alemanha iniciam paralisações de quatro horas

  • Lusa
  • 9 Dezembro 2024

Planos da Volkswagen incluem o encerramento de, pelo menos, três fábricas na Alemanha. Sindicato propõe negociação para poupar 1.500 milhões em custos laborais se grupo não fechar unidades no país.

Os trabalhadores da Volkswagen na Alemanha iniciaram paralisações de quatro horas, convocadas nas fábricas antes do retomar das negociações para a revisão do acordo coletivo e dos planos de poupança do gigante automóvel europeu.

Os planos de poupança da Volkswagen incluem o encerramento de, pelo menos, três fábricas na Alemanha. Segundo o jornal alemão Zeit, os primeiros trabalhadores da principal fábrica da empresa em Wolfsburg pararam às 09:30 e só regressarão ao trabalho passadas quatro horas.

O sindicato IG Metall convocou a segunda greve de advertência, assinalada com paragens temporárias em nove das dez fábricas do construtor automóvel no país: Wolfsburg, Braunschweig, Emden, Hannover, Kassel, Salzgitter, Chemnitz, Dresden e Zwickau.

Esta greve surge depois de cerca de 100.000 trabalhadores terem participado na greve anterior, no passado dia 2, um dia depois de a obrigação de respeitar a paz social ter expirado.

Coincide também com o reinício das negociações para a revisão do acordo coletivo e dos planos de poupança do grupo, uma vez que os trabalhadores e a administração da empresa vão reunir-se esta tarde, depois de a última reunião ter terminado sem progressos porque a empresa considerou insuficiente a proposta de poupança do IG Metall.

O sindicato propôs um caminho de negociação para poupar 1.500 milhões de euros em custos laborais, se a empresa renunciasse ao encerramento de fábricas, algo que “ainda está longe de ser suficiente para garantir o futuro da Volkswagen”, nas palavras do diretor executivo, Oliver Blume.

Neste contexto, o chanceler alemão Olaf Scholz, em entrevista ao Funke Group, apelou à Volkswagen para não encerrar fábricas, pois “não seria a coisa certa a fazer”, e disse ser contra o despedimento de trabalhadores “só para poupar dinheiro”.

A Volkswagen tem cerca de 120.000 empregados na Alemanha e 10 fábricas: Wolfsburg, Emden, Osnabrück, Hannover, Zwickau, Dresden, Kassel, Salzgitter, Braunschweig e Chemnitz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Volkswagen na Alemanha iniciam paralisações de quatro horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião