Salário médio aumenta quase 5%. Lisboa, Setúbal e Porto têm os melhores ordenados

Salário médio em Lisboa é de 1.616 euros brutos, superando a média nacional, que ronda hoje os 1.400 euros. Também no Porto e em Setúbal, os ordenados estão acima da média nacional.

O salário médio dos trabalhadores portugueses voltou a subir no terceiro trimestre do ano. De acordo com uma análise divulgada esta terça-feira pela empresa de recursos humanos Randstad, o ordenado médio subiu 4,9% até setembro, face ao período homólogo, ficando pouco abaixo dos 1.400 euros brutos mensais. Em Lisboa, Porto e Setúbal, o vencimento médio supera esse valor.

“As remunerações dos trabalhadores portugueses aumentaram 4,9%, face ao período homólogo, atingindo um valor médio de 1.398,17 euros em setembro de 2024“, sublinha a Randstad, numa nota enviada às redações esta manhã.

“Sem surpresa, Lisboa é o distrito onde os salários são mais altos (1.616 euros), seguido de Setúbal e Porto (1.457 euros e 1.412 euros, respetivamente)”, acrescenta a empresa de recursos humanos, que destaca que esses três distritos são os únicos cujos salários médios superam a tendência nacional.

Em contraste, é em Beja que os salários são mais baixos, tendo a média mensal a atingido os 1.111 euros brutos no terceiro trimestre.

Quanto ao emprego, o terceiro trimestre foi sinónimo de um novo aumento do número de pessoas a trabalhar em Portugal, ultrapassando-se a fasquia dos 5,14 milhões de indivíduos. “A taxa de emprego, na faixa dos 16 aos 64 anos, supera até a média europeia, em 1,8 pontos percentuais, representando 72,7%”, salienta a Randstad.

Ainda assim, importa notar que cerca de três em cada dez das pessoas empregadas em Portugal (32,5%) têm um baixo nível de qualificação (no máximo, o ensino secundário), fatia que é o dobro da média da União Europeia, observa a Randstad.

Outro dado relevante sobre a população empregada é que 19,2% dos trabalhadores estiveram em teletrabalho no terceiro trimestre. Em causa estão, no total, 984,5 mil indivíduos, mais 24,5 mil do que há um ano. Também neste caso, Lisboa e Setúbal superam a média nacional.

“A análise que fizemos na Randstad Research permitiu-nos comprovar que estamos a viver um clima económico estável, o que, na generalidade, é bastante favorável ao emprego. Por um lado, há um aumento histórico de pessoas empregadas, por outro os salários registam uma trajetória de crescimento”, assinala, tudo somado, Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário médio aumenta quase 5%. Lisboa, Setúbal e Porto têm os melhores ordenados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião