Os promotores e a administração justificam a importância da central de biorresíduos de Colmenar Viejo como uma solução sustentável para o norte da região
Para minimizar o impacto ambiental dos resíduos orgânicos e aproveitar as suas condições para gerar energia verde para se tornar mais sustentável e aumentar a autonomia estratégica.
“O projeto está totalmente alinhado com as diretivas europeias sobre o tratamento de resíduos, procurando o desperdício zero e reduzindo ao máximo os resíduos orgânicos que vão para aterro, dando a melhor forma possível de eliminar os resíduos orgânicos que tratamos nesta central”, diz Luis Gómez, Coordenador do Projeto de Biogás da PreZero. “Esta central colocará Colmenar Viejo no mapa como um município de referência no tratamento de resíduos orgânicos, uma vez que se trata de uma instalação com a tecnologia mais avançada do mercado, altamente eficiente e com os mais elevados padrões de segurança do sector. Um projeto em linha com as melhores unidades europeias que contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a mitigação das alterações climáticas”, acrescenta.
Em resposta às dúvidas de alguns residentes locais, os promotores reforçam que “toda a matéria orgânica que será processada na central será tratada num ambiente hermético e seguro. As instalações serão equipadas com sistemas avançados de biofiltros para captar e evitar todos os odores, bem como filtragem de gases para minimizar quaisquer possíveis emissões”, diz Jose Luis Martínez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Biometano da Enagás Renovable.
Das administrações, a Diretora Geral de Transição Ecológica e Economia Circular da Comunidade de Madrid, Cristina Aparicio, expressou o seu apoio ao projeto da Central de Biorresíduos de Colmenar Viejo durante a recente sessão da Comissão de Ambiente, Agricultura e Interior realizada na Assembleia de Madrid. Aparicio sublinhou que esta iniciativa está em conformidade com as diretivas europeias e “com a estratégia do biogás e do biometano finalmente regulamentada pelo Governo espanhol”.
Aparicio valorizou igualmente o projeto como uma solução eficaz para a gestão dos resíduos na zona norte da Comunidade de Madrid, uma vez que “dará uma segunda vida às toneladas de resíduos que acabariam em aterro, para além de constituir uma solução eficaz”. A Comissária sublinhou ainda que a instalação contribuirá para a produção de energia limpa, favorecendo “essa independência que todos nós, em Espanha, devemos procurar”.
Na sua intervenção, Cristina Aparício salientou que o projeto está em conformidade com as normas ambientais em vigor e que já passou o período de consulta pública. “Tem a autorização mais exigente em termos de avaliação ambiental, que é a Autorização Ambiental Integrada”, afirmou.
O presidente da Câmara de Colmenar Viejo, Carlos Blázquez, manifestou-se recentemente no mesmo sentido, assegurando que o projeto “passou todos os procedimentos de avaliação ambiental e os relatórios de impacto territorial” e que está atualmente “na preparação dos últimos relatórios de arquitetura”. Salientou ainda a urgência de encontrar soluções para o problema dos resíduos nos municípios.
Em resposta a algumas críticas ao projeto, Blázquez denunciou a existência de “falta de informação ou informação maliciosa por parte de grupos que pretendem travar o projeto”. Esta preocupação foi partilhada por Cristina Aparicio, que advertiu que “não podemos permitir que continuemos a ficar atrás da Europa em matéria de resíduos e a colocar os interesses políticos em primeiro lugar”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os promotores e a administração justificam a importância da central de biorresíduos de Colmenar Viejo como uma solução sustentável para o norte da região
{{ noCommentsLabel }}