PME

Debater os desafios de fazer crescer um negócio em Portugal

  • ECO
  • 6 Junho 2025

Arranca este mês o ciclo Impulso PME, promovido pelo ECO e pela Five Credit, com uma conversa sobre crescimento e financiamento das pequenas e médias empresas.

As pequenas e médias empresas continuam a ser o coração da economia portuguesa — representam cerca de 99% do tecido empresarial, geram dois terços do emprego e são responsáveis por grande parte da inovação que se faz no país. Mas também enfrentam obstáculos significativos para crescerem de forma sustentável, manterem a competitividade e garantirem o financiamento necessário às suas ambições.

É neste contexto que nasce o Impulso PME, uma nova série de conversas dedicada aos principais desafios e oportunidades das PME em Portugal. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o ECO e a Five Credit, instituição financeira especializada no apoio a PME. O objetivo é criar um espaço de partilha e reflexão, com protagonistas do mundo empresarial e financeiro, que permita identificar caminhos para um crescimento mais robusto e duradouro.

A primeira talk deste ciclo acontece já dia 16 de Junho e será dedicada ao crescimento e financiamento das PME.

Segue-se, à sessão de abertura, que marca oficialmente o arranque do ciclo Impulso PME, uma apresentação por Francesco Franco, managing partner da Five Credit, com um estudo que ajuda a traçar um retrato atualizado dos principais desafios das PME em Portugal, com destaque para o acesso ao financiamento e os fatores que mais condicionam o crescimento.

O momento alto desta primeira sessão acontece com o painel de debate moderado por Tiago Freire, subdiretor do ECO, e que contará com a presença de Filipe de Botton, chairman da Logoplaste, Francesco Franco, José Farinha, chairman da BTOCNET, e Nuno Martins, membro da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos.

Enfrentar os desafios, preparar o futuro

As PME portuguesas enfrentam hoje um contexto particularmente exigente, marcado pela instabilidade geopolítica, inflação ainda elevada e pressões crescentes sobre salários e custos operacionais. Ao mesmo tempo, enfrentam o desafio de se adaptarem às exigências da transição digital e climática, sob pena de ficarem para trás.

Falar de crescimento e financiamento não é, por isso, um exercício teórico, mas antes uma urgência prática. As empresas precisam de soluções e de modelos que inspirem, assim como de uma rede de apoio que as ajude a enfrentar o presente e a preparar o futuro. Acompanhe, em eco.pt, o ciclo de conversas Impulso PME.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Debater os desafios de fazer crescer um negócio em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião