Nova administração do Banco CTT aprovada com novo CEO
Francisco Barbeira, ex-administrador do BPI, é o novo líder do banco que os CTT lançaram há 10 anos. Instituição quer atingir um volume de negócios de sete mil milhões este ano.
O Banco CTT tem um novo conselho de administração com um novo CEO. Francisco Barbeira, ex-administrador do BPI, foi oficialmente confirmado na liderança da instituição financeira, substituindo Luís Pereira Coutinho (que ajudou a fundar o banco há dez anos e se prepara agora para ingressar na próxima administração da Caixa Geral de Depósitos).
A equipa executiva de Francisco Barbeira — cujo mandato irá até 2027 — conta com mais quatro membros: Pedro Coimbra (CFO), João Mello Franco (CCO), Nuno Fórneas (CIO) e a novidade Inês Maia Santos (CRO). O conselho de administração continua a ser presidido por João Castello Branco.
Com mais de 700 trabalhadores e 200 agências, o Banco CTT registou lucros de 20 milhões de euros em 2024, mais 26% em relação ao ano anterior, e explora uma carteira de crédito de 1,7 mil milhões de euros e depósitos acima dos quatro mil milhões. Este ano quer atingir um volume de negócios de sete mil milhões.
O banco é detido pelos CTT, que detêm uma participação de 91%. O final do ano passado marcou a entrada da seguradora Generali Tranquilidade no capital do banco, com a seguradora a pagar 25 milhões de euros por uma participação de 8,71%.
O grupo pretende continuar a reduzir a exposição ao banco, segundo revelou o CEO João Bento, ao ECO, no início deste ano. “Não somos o acionista ideal para um banco”, referiu o gestor. Os planos podem passar por cotar o Banco CTT na bolsa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova administração do Banco CTT aprovada com novo CEO
{{ noCommentsLabel }}