Whatsapp vai passar a ter publicidade e subscrições de canais
As novas funcionalidades, que passam por anúncios, subscrições pagas e promoção de canais, apenas estarão presentes na aba "atualizações", e não nas conversas pessoais.
A Meta anunciou esta segunda-feira que vai implementar um conjunto de três novos recursos no Whatsapp, que vão permitir começar a monetizar a sua funcionalidade de estados e de canais. Além de passar a contar com anúncios, a Meta vai também permitir a subscrição e promoção de canais.
A também dona do Facebook e Instagram já dispõe de anúncios nestas suas plataformas que permitem aos utilizadores clicar para enviar uma mensagem, direcionando-os para o WhatsApp, onde podem interagir diretamente com as empresas. Mas agora as empresas vão passar a poder exibir esse tipo de anúncios dentro do próprio WhatsApp.
Mas não se preocupe, os anúncios não vão interromper as conversas. Vão, sim, aparecer apenas na aba “atualizações”, nomeadamente entre “estados”, naquela que é uma funcionalidade semelhante aos stories do Instagram e que já é usada por 1,5 mil milhões de pessoas diariamente, diz a Meta em comunicado.
Com estes anúncios, o utilizador “poderá encontrar uma nova empresa e iniciar facilmente uma conversa sobre um produto ou serviço que a empresa esteja a promover no seu estado”. Mas “nada muda nos chats pessoais das pessoas, que permanecem criptografados de ponta a ponta e não são usados para anúncios“, garante a empresa, acrescentando que para exibir os anúncios são utilizadas informações limitadas, como o país, cidade, idioma ou os canais seguidos pelo utilizador.
O Whatsapp vai também passar a permitir a subscrição de canais, pelo que os utilizadores vão poder pagar uma taxa mensal para ter acesso a conteúdos exclusivos. Outra novidade é a opção de promover canais, funcionalidade que foi concebida para dar aos administradores uma “nova forma de aumentarem a visibilidade dos seus canais”.
Estas novas funcionalidades, vão aparecer apenas na aba “atualizações” e serão implementadas “lentamente ao longo dos próximos meses”, adianta ainda a Meta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.