Critical Software e Airbus vão criar empresa para desenvolver aplicações aeroespaciais
Nova entidade está sujeita à aprovação dos reguladores. Tecnológica nacional irá contribuir para o desenvolvimento de aplicações aeroespaciais para a gigante aeronáutica francesa.

A portuguesa Critical Software e a francesa Airbus fecharam um acordo para a criação de uma nova “entidade conjunta” dedicada ao desenvolvimento de software embebido para aplicações aeroespaciais. A nova estrutura está sujeita à “avaliação adicional e a aprovação por parte das autoridades reguladoras”.
“É com orgulho que anunciamos um novo capítulo na nossa colaboração com a Airbus – uma parceria que reflete a ambição partilhada de moldar o futuro do software aeroespacial. Ao combinar a nossa experiência em sistemas embebidos e críticos com a liderança da Airbus, queremos impulsionar a inovação onde a segurança e a fiabilidade são essenciais. Juntos, reafirmamos o compromisso com a construção de um mundo mais seguro, avançado e sustentável”, diz João Carreira, CEO da Critical Software, citado em comunicado.
A tecnológica nacional mantém há 15 anos uma ligação com a companhia francesa, com este novo acordo irá fornecer o seu conhecimento no desenvolvimento de software e sistemas para projetos aeroespaciais, como, por exemplo, o desenvolvimento de aplicações de gestão de cabine.
“Esta parceria pretende combinar as competências de ambas as empresas na arquitetura e oferta de software crítico e certificado no que diz respeito à segurança, e abrangendo domínios como os sistemas de aviónica, sistemas de cabine e soluções de conectividade, tanto para as aeronaves atuais como para as futuras”, pode ler-se em comunicado.
O acordo prevê a criação de uma entidade conjunta, cujos detalhes ainda não são conhecidos e está sujeita ainda a aprovação dos reguladores. Na área automóvel, recorde-se, a tecnológica nacional tem, desde 2018, uma joint venture com a BMW, a Critical TechWorks.
“Num contexto em que o software embebido assume um papel cada vez mais central para os nossos produtos, garantir as competências e a capacidade certas torna-se fundamental. Esta iniciativa reflete a nossa intenção de construir capacidades robustas e duradouras num domínio altamente especializado, contando com a expertise de classe mundial de parceiros como a Critical Software”, afirma Sabine Klauke, Chief Technology Officer da Airbus, citado em comunicado.
Parceria “reforça o compromisso da Airbus com Portugal”, país onde a companhia francesa está há mais de 50 anos, criando mais de 1.500 postos de trabalho diretos e cerca de 6.000 indiretos através da sua rede de parceiros. No país, além da fábrica Airbus Atlantic em Santo Tirso, a companhia francesa tem ainda um hub de serviços partilhados (Airbus GBS). As duas empresas têm desde o início de junho a mesma liderança: Nathalie Hellard-Lambic.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Critical Software e Airbus vão criar empresa para desenvolver aplicações aeroespaciais
{{ noCommentsLabel }}