Educadores e coordenadores de programas sublinham que as novas metodologias revolucionam o ensino STEAM
Os professores sublinham que o jogo, a criatividade e a tecnologia estão a consolidar-se como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento das competências futuras dos alunos.
A integração de abordagens pedagógicas inovadoras em atividades extracurriculares está a transformar a forma como os alunos se envolvem com a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática (STEAM), promovendo a sua motivação e o desenvolvimento de competências essenciais do século XXI. Educadores e coordenadores de programas concordam com o impacto positivo destas metodologias na confiança, criatividade e capacidade de resolução de problemas dos alunos.
Ariadna Pedrero, educadora de Coding, Robotings & 3D & VR no IGNITE Serious Play, revela que ferramentas como o Minecraft Education, MakeCode Arcade, Tinkercad e CoSpaces são fundamentais para fomentar a criatividade, permitindo aos alunos criar ambientes virtuais interativos, reforçando assim as suas competências digitais. Para além disso, estas plataformas reforçam aprendizagens transversais como a lógica, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a resiliência. Estas ferramentas “incentivam naturalmente a criatividade, permitindo aos alunos dar vida às suas ideias através da tecnologia”, afirma Ariadna Pedrero.
Os projetos são concebidos com um planeamento diferenciado por níveis, permitindo ajustar a complexidade técnica e o ritmo das sessões. “Há sempre espaço para personalizar os desafios, expandir ou simplificar as atividades e oferecer extensões para manter todos os alunos envolvidos”, acrescenta Pedrero. Em Espanha, a IGNITE Serious Play, uma empresa com mais de uma década de experiência em programas pós-escolares que integram o STEAM, oferece atividades como “MineCoders”, “Virtual Riders” ou “AI Project: Code your Partner”, um projeto que introduz os alunos do ensino primário a conceitos-chave de Inteligência Artificial, como o reconhecimento de padrões, árvores de decisão, automação e IA generativa.
Esta abordagem pedagógica, que é definida como formação para o futuro, procura melhorar as competências essenciais, como a adaptação à mudança, a tomada de decisões, a gestão da complexidade e as competências STEAM. Ariadna Pedrero explica que esta metodologia lhe permite “educar de uma forma significativa e atual, abordando temas relevantes a partir de uma abordagem prática e motivadora”, e que é “muito gratificante ver como os alunos aprendem quase sem se aperceberem, desfrutando do processo enquanto desenvolvem competências-chave para o seu futuro”.
MODELOS
Verónica Jerónimo, Coordenadora de Enriquecimento da Hastings School Madrid, salienta que, antes de incorporar estas actividades extracurriculares, o principal desafio era “a falta de motivação e confiança dos alunos nas áreas STEAM”, bem como uma “falta de competências de colaboração e de utilização prática de ferramentas digitais”. A introdução destas metodologias conseguiu “transformar esse quadro, despertando a sua curiosidade e incentivando uma aprendizagem mais ativa e significativa”.
Na Hastings School, pioneira na utilização deste método, observou-se “uma melhoria notável nas competências tecnológicas dos alunos, especialmente em programação, robótica e pensamento computacional”, acrescenta Verónica Jerónimo. A nível pessoal, verificaram-se avanços notáveis na confiança, criatividade, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipa, com alunos mais motivados e que participam com maior iniciativa.
Esta metodologia complementa o currículo, reforçando conteúdos de ciências, matemática e tecnologia a partir de uma abordagem prática e experimental, alinhada com metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos. “As atividades extracurriculares propostas pelo IGNITE Serious Play transformam a forma como os alunos se relacionam com a tecnologia, pois passam a vê-la como uma ferramenta criativa e acessível”, conclui Verónica Jerónimo.
Com mais de uma década de experiência, o IGNITE Serious Play destaca-se por ter oferecido programas pós-escolares que integram ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Estas atividades promovem competências críticas nos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI. O IGNITE Serious Play encerrou o ano de 2024 com um volume de 8.150 alunos recorrentes por semana nas escolas ou online.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Educadores e coordenadores de programas sublinham que as novas metodologias revolucionam o ensino STEAM
{{ noCommentsLabel }}