Resultado líquido da ADSE cai 16% com gastos das autarquias
Resultado líquido de 134 milhões de euros em 2024 foi o mais baixo em cinco anos, devido à ADSE ter passado a assumir os custos dos cerca de 230 mil funcionários das autarquias.
O resultado líquido da ADSE em 2024 recuou 16,4% face ao ano anterior, para 134,3 milhões de euros, o valor mais baixo em cinco anos, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Segundo o Instituto Público, esta diminuição é “essencialmente explicada” com o facto de a ADSE ter passado a assumir a “responsabilidade financeira pelos cuidados de saúde” de cerca de 230 mil funcionários das autarquias nesse ano.
De acordo com o relatório de atividades da ADSE referente a 2024, essa mudança levou, por um lado, a “um menor rendimento com a receita de reembolsos e capitação“, e, por outro, a “uma maior pressão do lado dos gastos com regime convencionado (+37,5 milhões de euros, ou +8%) e regime livre (+30,3 milhões de euros, ou +17%)”.
Além disso, verificou-se uma quebra de 73% nos proveitos de reembolsos, que estarão relacionados com os custos das autarquias a nível do regime convencionado. Contudo, a receita de descontos de trabalhadores e aposentados, que é de longe a mais significativa, também subiu 8,5%, para 823,5 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Resultado líquido da ADSE cai 16% com gastos das autarquias
{{ noCommentsLabel }}