BPI Vida e Pensões une-se à Cleva para preparar expansão do negócio
Expandir para a seguradora BPI VeP significa maior número de apólices e, por consequência, mais sinistros. Pediu à Cleva tecnologia para ser mais eficiente sem aumentar custos. IA faz parte da solução
A seguradora BPI Vida e Pensões (BPI VeP) acaba de implementar uma solução de workflow de gestão de sinistros da Cleva para todos os seus produtos Vida Risco. Esta vai permitir maior eficiência na gestão dos processos de sinistros da companhia. Com este investimento, a companhia espera ganhos de eficiência na gestão dos sinistros e melhor resposta aos clientes.

A nova solução permite, segundo Helena Leite, COO da Cleva, “uma gestão integrada, monitorização e controlo de todas as fases do processo de sinistros, automatização de tarefas manuais, gestão mais eficiente da distribuição de processos na equipa, bem como a medição de SLAs (níveis de serviço)”.
Para o BPI VeP a expectativa são ganhos de eficiência na gestão dos sinistros e melhor resposta aos clientes. Gonçalo Duarte Pena, responsável da área de sinistros da seguradora, comentou: “implementámos a solução muito recentemente, mas pelas análises pré-instalação, testes de certificação e utilização até à data, temos elevadas expectativas que, com algumas implementações adicionais para ajustar à nossa realidade, a solução trará ganhos de eficiência operacional e mitigação de risco operacional”.
Gonçalo Pena explica que “a gestão de sinistros mobiliza atualmente dois colaboradores, um gestor de sinistros e um gestor de operações. Esta taxa de ocupação é apenas possível devido à eficiência da operação suportada num workflow bem definido e bastante automatizado”, acrescentando que este workflow de sinistros da Cleva “preenche os requisitos necessários que nos permitirá atual e futuramente acompanhar o crescimento da carteira”.
A Inteligência Artificial (IA) também entra no processo. Helena Leite define-a como automação já embebida na solução, “existe também um modelo de IA generativa que faz a escrita de comunicações ad hoc entre a companhia e o segurado para revisão posterior pelo gestor de sinistros”.
Envolvimento companhia e software house
De acordo com Gonçalo Pena, também a rede comercial, que são pessoas do banco, sai beneficiada. “Sendo um sistema de workflow, o mesmo contém uma diversidade de informação relevante para a rede comercial, como por exemplo, estado do processo, documentos entregues, documentos solicitados, entre outros, os quais podem ser transmitidos através dos serviços de helpdesk ou através das aplicações da companhia a qualquer um dos interessados”, refere.
Pelo lado da Cleva já existe envolvimento com a BPI Vida e pensões para conhecer a sua realidade e os seus processos, descreve Helena Leite, “depois é todo um trabalho de configuração da solução e integração do ecossistema do cliente, processo célere a partir do conhecimento que a Cleva já tem da realidade da BPI VeP”. Gonçalo Pena reforça a ideia: “Há um grande foco na user experience no desenvolvimento das aplicações da Cleva e o workflow de de Sinistros reflete exatamente isso mesmo”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BPI Vida e Pensões une-se à Cleva para preparar expansão do negócio
{{ noCommentsLabel }}