Plataforma de IA junta Portugal a 57 países na verificação de factos
Cerca de 60 organizações de verificação de factos de 58 países compõem uma nova ferramenta destinada a fornecer verificações de factos rápidas, disponível em 10 idiomas. Portugal está representado.
Cerca de 60 organizações de verificação de factos de 58 países compõem uma nova ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA), destinada a fornecer verificações de factos rápidas, disponível em 10 idiomas.
Portugal está representado no Global Fact-Check Chatbot (GFC) pelo Polígrafo.
O GFC é uma iniciativa liderada por membros da Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN, sigla em inglês) e pretende representar uma nova fronteira na verificação de factos baseada em IA, procurando explorar como estas tecnologias podem amplificar o impacto global de esforços de verificação de factos.
“A GFG também aborda uma lacuna crítica no tecnológico e informacional, consolidando milhares de artigos de verificação de factos publicados em todo o mundo num banco de dados pesquisável e facilmente acessível”, lê-se na informação disponível no ‘site’.
O principal objetivo passa por melhorar o acesso a informação precisa durante campanhas de desinformação, como eleições, emergências de saúde e conflitos regionais, pelo que entre as organizações que compõem a nova ferramenta estão o ‘fact-checking’ português Polígrafo ou o espanhol Maldita, englobando no total organizações de 58 países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Plataforma de IA junta Portugal a 57 países na verificação de factos
{{ noCommentsLabel }}