Centeno preocupado com baixa inflação, mas “não há pressa” a descer juros

  • ECO
  • 2 Julho 2025

Governador considera que, se o PIB voltar a cair no segundo trimestre, a sustentabilidade da inflação nos 2% pode ficar comprometida.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, está mais preocupado com o regresso da Europa aos níveis de baixa inflação do que com os riscos de elevada inflação. Ainda assim, assumiu que “não tem pressa” para baixar as taxas de juro de forma a contrariar esse cenário.

Em entrevista à Bloomberg, à margem do fórum anual do Banco Central Europeu em Sintra, Centeno, que está em fim de mandato, lembrou a história de “inflação muito baixa” com que a Europa conviveu durante muito tempo e que os fundamentais não mudaram. “Isso não significa que temos de nos apressar”, afirmou o governador português.

Salientou que os números do crescimento da economia no segundo trimestre “serão muito importantes” nessa análise. “Se confirmar os números do primeiro trimestre, é uma história. Se voltarmos a cair um pouco em termos de crescimento, isso levanta preocupações para a sustentabilidade dos 2% de meta de inflação”, explicou.

Está mais preocupado que a inflação caia do que suba, questionou a jornalista da Bloomberg? “Sim”, ripostou Centeno. “Esse é o perfil para a previsão da inflação. Vamos começar 2026 com um número baixo. Há efeitos base que explicam isso. Mas temos a história recente na Europa”, acrescentou o responsável do banco central português.

Centeno considera que o Banco Central Europeu (BCE) precisa de ser “cauteloso” em relação a essa possibilidade.

O conselho de governadores tem reunião marcada para 23 e 24 de julho para definir o rumo da política monetária da Zona Euro. Os mercados antecipam uma nova redução das taxas, antes de fazer uma pausa até final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno preocupado com baixa inflação, mas “não há pressa” a descer juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião