EDP Renováveis encaixa 200 milhões com venda de parques eólicos na Grécia
Acordo fechado com a Principia, uma sociedade detida pela Enel e por fundos geridos pela Macquarie Asset Management. Portefólio na Grécia inclui quatro parques eólicos em operação.
A EDP Renováveis, S.A. (EDPR) vendeu à Principia um portefólio de parques eólicos na Grécia, no qual era a única acionista. A empresa encaixou 200 milhões de euros com este negócio.
A EDP, que detém a EDP Renováveis em 71,3%, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que assinou um acordo de compra e venda com a Principia, uma sociedade detida pela Enel e por fundos geridos pela Macquarie Asset Management, para a venda da participação acionista de 100% num portefólio eólico de 150 megawatts na Grécia, pelo valor 200 milhões de euros.
O portefólio inclui quatro parques eólicos em operação, com uma vida média de aproximadamente 1,5 anos. Estes projetos beneficiam de Contracts for Difference (“CfD”) por um período de 20 anos.
A conclusão da transação está sujeita a condições suspensivas, regulatórias e outras condições habituais para uma transação desta natureza, estando prevista ocorrer durante o ano de 2025.
Com esta transação, a EDPR diz que já assegurou aproximadamente 700 milhões dos cerca de 2 mil milhões de euros que colocou como objetivo de proveitos de rotação de ativos para 2025, informa ainda a empresa.
Esta informação é divulgada no mesmo dia em que a EDP Renováveis prestou contas aos investidores. O lucro da subsidiária de energias limpas da EDP caiu 56% no primeiro semestre, em termos homólogos, para 93 milhões de euros, pressionado por itens one-off nos Estados Unidos e menores ganhos com a rotação de ativos, justificou a elétrica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis encaixa 200 milhões com venda de parques eólicos na Grécia
{{ noCommentsLabel }}