Incêndio deflagra na Mesquita de Córdoba

  • ECO
  • 8 Agosto 2025

Os bombeiros já deram o incêndio como controlado no principal monumento da cidade, e património da humanidade, está em chamas. Os prejuízos estão ainda por avaliar.

Um incêndio na mesquita-catedral de Córdoba deflagrou esta sexta-feira, avançam os media espanhóis. Do principal monumento da cidade – e património da humanidade – saem colunas de fumo no dia em que as temperaturas na cidade atingiram os 39 graus. Os bombeiros indicaram que o fogo está controlado, mas ainda não é claro quais os prejuízos causados.

Segundo o El País, as chamas estão localizadas junto à Porta de São José, que data do século X e foi restaurada em 2017. Todos os acessos ao monumento estão cortados. O incidente terá sido causado por um curto-circuito de uma máquina de limpezas na capela de Almanzor.

A mesquita começou a ser construída no ano 874, durante o período islâmico, e após a conquista cristã, em 1236, foi convertida em catedral.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndio deflagra na Mesquita de Córdoba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião