Cox e Cirsa, as únicas saídas recentes à bolsa que dão alegrias face às quedas da Puig ou da HBX

  • Servimedia
  • 11 Agosto 2025

O mercado bolsista avança este ano sem grandes estreias, já que apenas a HBX e a Cirsa entraram em bolsa.

A antiga HotelBeds, que estreou no Mercado Contínuo em fevereiro passado, caiu mais de 47%, passando de 11,50 euros no seu preço de estreia para 7,80 euros, com que fechou a semana passada e começou esta segunda-feira.

A empresa de serviços tecnológicos para o turismo, que viveu os seus primeiros meses com uma trajetória ascendente, viu as suas ações despencarem após o anúncio de um «profit warning» durante a apresentação dos seus resultados no final de julho. A capitalização da empresa situa-se agora em 1,920 milhões, muito abaixo dos 2,840 milhões com que entrou na bolsa.

A Cirsa teve um desempenho melhor, pois em sua curta vida na bolsa (estreou em 9 de julho) recuperou seu preço inicial, de 15 euros, e nesta segunda-feira está sendo negociada acima de 15,50 euros, com uma capitalização de cerca de 2,55 bilhões de euros.

Entretanto, a empresa de energia e água Cox estreou-se em novembro do ano passado a 10,23 euros por ação e mantém a evolução positiva das últimas semanas, impulsionada pelos seus últimos resultados semestrais, onde registou receitas recorde e após a compra da Iberdrola México. A empresa também recuperou o seu preço inicial (fechou a semana passada a 10,45 euros) e registou várias sessões em alta, chegando mesmo a atingir um máximo de 11,80 euros. A capitalização bolsista situa-se em cerca de 850 milhões de euros.

O outro lado da moeda é para a Puig, que cota mais de 30% abaixo da sua estreia, que representou a primeira entrada na bolsa após vários anos sem estreias bolsistas em maio do ano passado. O negócio dos perfumes caiu para 16,1 euros por ação na sexta-feira passada, contra os 24,50 euros com que fechou. De facto, numa entrevista à Bloomberg, o seu presidente e diretor executivo, Marc Puig, não descartou a possibilidade de realizar uma recompra de ações para impulsionar o seu valor na bolsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cox e Cirsa, as únicas saídas recentes à bolsa que dão alegrias face às quedas da Puig ou da HBX

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião