Nos Alive foi o festival mais comentado no digital em julho. Sumol Summer Fest foi o que teve nota mais positiva
Com 943 menções, o Meo Marés Vivas foi o segundo festival com mais menções nas redes. Apesar de ser o menos comentado, o Sumol Summer Fest foi o que mereceu nota mais positiva dos festivaleiros.
O Nos Alive foi, de forma destacada, o festival com mais interações e que dominou a conversação no digital em julho, seguido pelo Meo Marés Vivas e pelo Sumol Summer Fest, os outros dois festivais que constaram da análise da Buzzmonitor, plataforma de monitorização e análise de redes sociais da Elifegroup.
Para o estudo, a Buzzmonitor, que recorreu a ferramentas de inteligência artificial, acompanhou os comentários gerados pelos participantes, as emoções partilhadas, assim como o impacto das ativações das marcas patrocinadoras.
Com mais de 3.300 menções, o Nos Alive foi assim o festival mais comentado durante o mês de julho, tendo o sentimento geral sido maioritariamente positivo (66%). Olivia Rodrigo foi a artista mais referida (30%), seguida por Benson Boone (17%) e pelos Muse (16%).
No que toca às restantes publicações, 21% foram classificadas como neutras, sendo que apenas 13% das menções foram negativas, onde foram evidenciados “pontos de melhoria comuns a eventos de grande dimensão, como filas extensas, acessos congestionados ou falhas técnicas pontuais”, revela a análise feita entre entre 30 de junho e 31 de julho, a partir dos dados partilhados em perfis abertos de plataformas como Instagram e X, mas também de blogues e fóruns.
“As marcas também tiveram um papel de relevo nos comentários sobre o Nos Alive”, aponta-se ainda, tendo as ativações e marcas como a Visit Portugal, Heineken, Galp ou RTP sido “amplificadas por publicações espontâneas dos participantes e pelo uso de hashtags oficiais”.
Com 943 menções nas redes, o Meo Marés Vivas gerou uma “conversa digital fortemente ligada à dimensão emocional do evento”, recolhendo 58% de publicações positivas, onde artistas como Pedro Sampaio, Ozuna e Thirty Seconds to Mars “foram amplamente elogiados pelas suas atuações e interação com o público”. Entre as restantes publicações, 28% foram conteúdos neutros e 14% das menções tiveram tom negativo, “maioritariamente relacionadas com filas de acesso, excesso de barulho em zonas residenciais e desafios pontuais na organização”.
Entre algumas das marcas patrocinadoras do festival realizado em Vila Nova de Gaia, a Meo “liderou a dinâmica digital com bastidores e iniciativas interativas”, enquanto a Casal Garcia se destacou com “menções espontâneas por parte dos utilizadores”.
Apesar de ser o menos comentado, o Sumol Summer Fest foi o festival que mereceu nota mais positiva dos festivaleiros, com 71% de referências positivas. As menções “refletiram os valores de um público jovem e envolvido, destacando temas como diversidade, autenticidade e expressão cultural”.
Artistas como Rap Criollo, Lil Tecca, Lil Tjay e Morad geraram “elevado engagement”, enquanto iniciativas como o JBL Skate Park, a Cypher de Rap Criollo e o sistema de devolução de copos “foram bem recebidas pela comunidade digital”.
“As marcas patrocinadoras também estiveram presentes de forma ativa e integrada”, tendo marcas como a ESC Online, a Casa Ermelinda Freitas ou Telepizza apostado em dinâmicas participativas, sorteios, promoções e ativações no recinto.
Por outro lado, 16% das publicações foram classificadas como neutras e 13% das menções registaram críticas, relacionadas principalmente com os preços elevados, as condições do campismo e a adequação entre patrocinadores e perfil do evento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nos Alive foi o festival mais comentado no digital em julho. Sumol Summer Fest foi o que teve nota mais positiva
{{ noCommentsLabel }}