Um terço das empresas da UE anunciam online. Portugal abaixo da média europeia

+ M,

Não chega a 25% a percentagem de empresas portuguesas que apostaram em publicidade paga online no ano passado. Atrás de Portugal ficaram apenas a Polónia e a Roménia.

Praticamente um terço (32,6%) das empresas na União Europeia (UE) recorreu a publicidade paga na internet no ano passado.

Entre os 20 países da UE com dados disponíveis para 2024, a publicidade na internet foi utilizada por mais de três em cada cinco empresas em Malta (60,4%), sendo este o país onde mais empresas recorreram a este investimento. No Top 3 de países onde mais empresas investiram em publicidade paga online surge depois a Finlândia (49,8%) e o Chipre (49,4%).

Por outro lado, a publicidade na internet foi utilizada por menos de um quarto das empresas portuguesas (23,6%). Abaixo de Portugal, com menor percentagem de empresas a investir em publicidade paga online, ficaram apenas a Roménia (22,8%) e a Polónia (23,2%).

Para personalizar a publicidade na internet, o método mais popular é a publicidade contextual, que passa pela apresentação de anúncios relacionados com as informações e conteúdos que os utilizadores estão a visualizar. Este método foi usado por 76,8% das empresas da UE que pagam por anúncios na internet.

Já 44,3% empregaram a segmentação geográfica, uma estratégia que utiliza informações geográficas tendo por base os endereços de IP ou detalhes da rede utilizada para personalizar o conteúdo dependendo da localização do utilizador.

Por seu lado, a segmentação comportamental, que identifica os interesses e preferências dos utilizadores recorrendo a dados das suas atividades online anteriores através de cookies, foi utilizada por 41,6% das empresas que pagam por anúncios na internet.

Quase metade (45,3%) das empresas que pagam por anúncios online apostaram ainda noutros métodos de publicidade direcionada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.