Metablue procura capital em crowdfunding para termómetro que usa IA para detetar otites

Capital será aplicado ao desenvolvimento dos ensaios clínicos e dos primeiros lotes de produção do Otitest, assim como na afinação da expansão internacional do produto.

A Metablue está à procura de 250 mil euros de capital através de uma campanha de crowdfunding para o desenvolvimento dos ensaios clínicos e dos primeiros lotes de produção do Otitest, um termómetro que recorre a inteligência artificial (IA) para a deteção precoce de otites em crianças e bebés, e afinar a sua expansão internacional. A campanha arranca esta quarta-feira, 20 de agosto, na plataforma Indiegogo.

O levantamento de capital vinha a ser planeado desde abril. “Atingimos finalmente um sweet spot no desenvolvimento do protótipo, com os próximos avanços a dependerem sobretudo de ensaios clínicos e do processo regulatório. Isto dá-nos mais liberdade para focar na estratégia de crowdfunding. Assim, o crowdfunding surge como uma excelente forma de validar o interesse de mercado junto do consumidor final, gerar tração e comunidade, e diversificar as fontes de capital, mantendo em paralelo o fundraising tradicional”, adianta Raul Almeida, cofundador e CEO da Metablue, ao ECO.

A campanha de crowdfunding serve ainda dois propósitos. O primeiro: levantar capital num ticket atípico: 250 mil euros. “O investimento em hardware com certificação médica e direcionado para o consumidor em Portugal é muito difícil, e já tínhamos essa noção. Além disso, o nosso ticket de 250 mil euros está num ponto atípico, é elevado para muitos business angels portugueses e baixo para VC. Muitos dos investidores interessados em nós preferem entrar na nossa próxima ronda, que será de milhões. Por isso, já tínhamos idealizado lançar uma campanha de crowdfunding há cerca de um ano, quando iniciámos a nossa estratégia de fundraising”, refere.

Mas não só. Irá igualmente ajudar a afinar a estratégia de expansão internacional. “Os mercados prioritários nesta fase sejam Portugal, Espanha, EUA, e posteriormente outros países europeus onde as infeções de ouvido são altamente prevalentes. Sendo este um problema global, o crowdfunding será também uma ferramenta essencial para identificar os mercados mais interessados em adotar a nossa solução e, dessa forma, orientar de forma estratégica a nossa expansão internacional”, explica o CEO.

O target para o crowdfunding mantém-se igual ao da ronda (250 mil euros) e o “capital será aplicado para reforçar a equipa (Data Scientist e Business Developer), suportar seguros clínicos, e financiar testes e processos de certificação CE e Food Drug Administration (FDA)”, adianta.

Na campanha a Metablue vai facilitar quatro rondas de early birds com promoções exclusivas do produto. “Estamos a preparar o envio de 2.500 unidades ao abrigo da campanha, para as primeiras famílias que demonstrarem interesse”, referem em comunicado. “O shipping está previsto para o final de 2026 ou início de 2027″.

Parte na Agenda Mobilizadora Health from Portugal (HfPT), integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), liderada pela Prologica e dinamizada pelo Health Cluster Portugal, o Otitest já teve um piloto na ULS da Guarda, entre entre 2021 e 2022, junto a 60 doentes — estando, nesta fase a recrutar 500 participantes (entre doentes e não doentes) para testes, através do 2CA-Braga e da ULS Braga, para um novo piloto.

A startup, um spin-off da Universidade do Porto, até maio já tinha levantado 400 mil euros em capital privado.

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