Lucros da Martifer caem 31% para 8 milhões de euros até junho
Empresa controlada pelos irmãos Martins e pela construtora Mota-Engil teve vendas de 141 milhões de euros na primeira metade do ano, 11% a mais do que no mesmo período de 2024.
A Martifer teve lucros de oito milhões de euros no primeiro semestre, o que representa uma queda de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da queda no resultado líquido, a empresa controlada pelos irmãos Martins e pela Mota-Engil viu as vendas subirem 11% comparativamente ao primeiro semestre de 2024.
Os rendimentos operacionais atingiram os 141 milhões de euros, perfazendo um crescimento também a dois dígitos (+34%) na comparação com a primeira metade de 2023, de acordo com o relatório financeiro publicado esta sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O grupo de Oliveira de Frades, que tem em curso uma oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Visabeira Indústria, fechou a primeira metade do ano com uma carteira de encomendas na construção metálica e na indústria naval de 665 milhões de euros. Trata-se de um valor cerca de 5% abaixo do primeiro semestre de 2024.
Entre as encomendas destacam-se os contratos na Europa Ocidental ligados à indústria naval (72%). Nesta unidade de negócio, a estratégia passa agora pela construção de uma nova doca seca em Viana do Castelo, “ampliando a capacidade de reparação e construção naval e consolidando a posição como um dos maiores estaleiros da Europa”, onde será investida grande parte dos 9,73 milhões de euros previstos no capex.

No primeiro semestre, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Martifer desceu 20% para 16,3 milhões de euros.
Por sua vez, o investimento (capex) total de 22,23 milhões de euros destinou-se essencialmente a projetos de energias renováveis, nomeadamente a construção de dois projetos na Polónia (30 MWp) e na Roménia de 18,1 (MWp) para os quais foram alocados 11,78 milhões de euros.
A dívida bruta da empresa especializada em engenharia, infraestruturas energéticas e estaleiros navais diminuiu quatro milhões de euros (dezembro de 2024) para os 83 milhões de euros contabilizados até 30 de junho. Em causa está a “normalização das rubricas de fundo de maneio quando comparadas com o exercício de 2024, nomeadamente de adiantamentos e milestones contratuais com clientes”, segundo o documento.
No ano passado, a Martifer reportou um resultado líquido de 23 milhões de euros, na sequência de um aumento de 17% face aos 19,7 milhões de euros atribuíveis aos acionistas do grupo em 2023.
Notícia atualizada às 17h45
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Martifer caem 31% para 8 milhões de euros até junho
{{ noCommentsLabel }}