Bondalti conclui investimento de 41 milhões de euros em novos eletrolisadores
Investimento contou com o apoio de fundos comunitários e procura aumentar a eficiência dos equipamentos.
A Bondalti tem agora em operação um conjunto de novos eletrolisadores, nove no total, que servem para um aumento da eficiência e para a descarbonização da unidade em Estarreja. Um investimento no valor de 41 milhões de euros.
Em conjunto com a CAC Engineering (CAC), a Asahi Kasei instalou nove eletrolisadores de cloro e álcalis nas instalações da Bondalti Chemicals (Bondalti) em Estarreja. Esta alteração “marca uma nova fase de modernização e contribuirá para um aumento significativo da eficiência e fiabilidade“, indica a empresa, sem quantificar, contudo, os ganhos.
A utilização dos novos eletrolisadores contribuirá também para a descarbonização da atividade, uma vez que, “com regulamentações da UE sobre descarbonização cada vez mais exigentes, a indústria está sob pressão para reavaliar o consumo de energia e utilização de recursos durante o processo de produção“. Os objetivos da Bondalti consistem em reduzir em 50% as emissões diretas e eliminar 100% das emissões de âmbito 2 (correspondentes aos consumos de energia, por exemplo) até 2030, em relação aos níveis de 2005.
Os eletrolisadores aplicam uma corrente elétrica que separa a salmoura (água salgada concentrada) em cloro, soda cáustica e hidrogénio, utilizados numa ampla variedade de produtos químicos em diferentes indústrias. A unidade reconvertida permitirá reduzir ainda mais o consumo de energia e otimizar o processo da indústria de cloro-álcalis.
“Esta conquista é um marco estratégico no compromisso da Bondalti com a inovação sustentável e a excelência operacional e fortalece nossa visão de liderar o caminho na produção responsável de produtos químicos”, considera o diretor da Bondalti, David Lopes.
O investimento nos novos eletrolisadores foi feito, em parte, com recurso a fundos comunitários do Programa de Recuperação e Resiliência. Contudo, a Bondalti não especifica que fatia do investimento corresponde ao apoio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bondalti conclui investimento de 41 milhões de euros em novos eletrolisadores
{{ noCommentsLabel }}