Marcelo diz que Moedas tem “responsabilidade política”, mas demissão não faz sentido

  • Lusa
  • 7 Setembro 2025

O Presidente da República afirma que o autarca de Lisboa tem "responsabilidade política" sobre o mortal acidente no elevador da Glória, mas diz que não faz sentido a demissão a um mês de eleições.

O Presidente da República afirma que o autarca de Lisboa, Carlos Moedas, tem “responsabilidade política” sobre o mortal acidente no elevador da Glória, mas considera que não faz sentido falar em demissão a um mês de eleições. “Estar a debater a responsabilidade política e dizer que isso implica demissão quando se está a um mês de eleição é não perceber que o juízo sobre a responsabilidade política em cargos eletivos é dos eleitores“, realçou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações às televisões, à saída do cemitério do Alto de São João, após o funeral de uma das vítimas mortais do descarrilamento de quarta-feira.

Mas “responsabilidade política há”, vincou, porque “quem quer que exerça um cargo político é politicamente responsável”, assinalou o chefe de Estado. “Quem está à frente de uma instituição pública (…) está sujeito a um juízo político por aquilo que aconteça de menos bem nessa instituição, mesmo que sem culpa nenhuma mesmo que em intervenção nenhuma“, clarificou. “O problema é saber como é que se efetiva a responsabilidade” e, para isso “é preciso ter o relatório completo”, disse, sublinhando, porém, que “ela [a responsabilidade] existe por princípio”.

Porém, Marcelo realçou, “quem está em cargos de eleição responde perante os eleitores” e os de Lisboa estão “muito próximo da oportunidade de (…) se manifestarem”, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou que houve “casos mais graves” a nível autárquico em que o eleitorado manteve a confiança nas lideranças políticas. Simultaneamente, lembrou que, no caso dos incêndios em Pedrógão Grande, em 2017, entendeu que não se justificava a exoneração do Governo, ainda que tenha dito que não se recandidataria a Presidente se “aquele número de mortos e feridos” se voltasse a repetir.

Estas declarações levaram uma jornalista a questioná-lo sobre se estava “a passar uma mensagem” ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. “Não estou a passar mensagem nenhuma, porque os casos são diferentes“, descartou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda compreender que o presidente da Carris tenha posto o lugar à disposição e considera que Carlos Moedas “fez bem” em não a aceitar, nesta fase. Porém, é importante “a responsabilidade objetiva não morrer solteira“, ainda que “aparentemente não há culpa específica de ninguém” no acidente com o elevador da Glória, que causou 16 mortos e 22 feridos. “Isso é que não pode acontecer. Se não, onde é que paramos? Quantos mortos são necessários para haver responsabilidade?“, rematou, terminando assim as declarações aos jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que Moedas tem “responsabilidade política”, mas demissão não faz sentido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião