Portugal tem cinco mestrados em Gestão entre os melhores do mundo
A Nova SBE alcançou o histórico 4.º lugar do ranking "Masters in Management" do Financial Times. Estreante deste ano é a Católica Porto Business School.
Portugal está representado por cinco faculdades na lista das 100 melhores do mundo para se tirar um mestrado em Gestão. A Nova School of Business and Economics (Nova SBE), a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a Iscte Business School e a Católica Porto Business School (CPBS) estão no ranking do Financial Times de 2025.
Entre as cinco, sobressai a Nova SBE por ter conquistado um recorde e um marco na educação superior em Portugal ao posicionar o seu mestrado internacional em Gestão no quarto lugar mundial na tabela. Só duas escolas em França (HEC Paris e Insead) e uma na Suíça (University of St Gallen) superam a Nova SBE no segundo grau de formação superior na área da Gestão.
“Este resultado coloca um programa de gestão de uma escola portuguesa pela primeira vez entre as cinco melhores do mundo”, começa por dizer o diretor da Nova SBE. “É a prova de que Portugal tem hoje uma business school capaz de formar líderes globais com impacto real na sociedade. É um marco histórico para a Nova SBE, para o país e para todos os que acreditam que excelência académica e relevância internacional podem caminhar lado a lado”, acrescenta.
Destaca-se ainda a entrada de mais uma escola da Universidade Católica Portuguesa – a CPBS – que não estava no ano passado no Masters in Management do jornal britânico. Desta vez, esta faculdade do Porto entrou na lista e fixou-se no 95.º lugar. A estreante pontuou pelo critério de “progresso de carreira” (8.º) e de “aumento percentual de salário” (5º ex-aequo) pela valorização salarial média de 75% após a conclusão do programa, que é o melhor resultado entre as escolas nacionais.
“É um reconhecimento do rigor académico e da forte ligação às empresas que caracterizam a CBPS. É também um sinal de confiança no impacto que os nossos diplomados estão a ter nas suas carreiras, em Portugal e no mundo”, afirmou o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto.
Ainda antes da CPBS surge a Católica Lisbon School of Business and Economics em 30º (desceu três posições), a FEP em 62.º (subiu oito posições) e a Iscte Business School em 87.º (desceu 27 posições).
“A empregabilidade e a rápida progressão profissional dos nossos diplomados são reflexo direto da qualidade e relevância do programa. O mestrado em Gestão da FEP combina uma formação sólida em gestão com uma abordagem pedagógica inovadora e prática, preparada para responder às necessidades de um mercado de trabalho global. Este reconhecimento reforça a confiança de que estamos a oferecer aos nossos estudantes uma experiência transformadora, que amplia as suas oportunidades e impacto no mundo profissional”, refere a diretora deste mestrado da FEP, Luísa Pinto.
Portugal consolida desta forma a sua posição no panorama europeu do ensino de Gestão, sendo o sexto país mais representado entre as 100, apenas atrás de países de maior dimensão, como França, Alemanha, Índia, Espanha e Reino Unido.
Para a dean da Iscte Business School, a presença de cinco escolas portuguesas na lista das melhores 100 mundiais é “um contributo para posicionar Portugal como um destino de excelência na formação em gestão. “Estes resultados reforçam o reconhecimento internacional da qualidade da formação em gestão em Portugal, valorizando a empregabilidade, a progressão de carreira, a diversidade, a internacionalização e o compromisso com a sustentabilidade das instituições”, diz Maria João Cortinhal.
Este ranking elenca as 100 escolas em todo o mundo que cumprem mais critérios de elegibilidade, nomeadamente a posse de acreditações internacionais que atestam a qualidade da escola, como a AACSB. A classificação resulta da análise de 19 indicadores que abrangem áreas como progressão de carreira, diversidade, experiência internacional, investigação e sustentabilidade.
Financial Times Masters in Management 2025
- Nova School of Business and Economics – 4.º
- Católica Lisbon School of Business and Economics – 30.º
- Universidade do Porto – FEP – 62.º
- Iscte Business School – 87.º
- Católica Porto Business School – 95.º
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem cinco mestrados em Gestão entre os melhores do mundo
{{ noCommentsLabel }}