“Candidatos do PS nunca se colocarão do lado dos que podem atacar a democracia”, garante Carneiro

  • ECO e Lusa
  • 13 Setembro 2025

José Luís Carneiro encerrou a encerrou a convenção autárquica socialista garantido que o partido não fará a alianças com os que "querem atacar a democracia e o estado de direito democrático".

“Podem confiar nos candidatos do PS, porque no dia 12 à noite, mesmo que não consigam alcançar as maiorias que desejavam, eles serão a garantia dos valores e nunca, nunca se colocarão do lado dos que querem atacar a democracia e o estado de direito democrático. Esta é a garantia fundamental que vos deixo”. É desta forma, rejeitando alianças com o Chega, que José Luís Carneiro encerrou a convenção autárquica socialista, que decorreu na manhã deste sábado, em Coimbra.

Eficácia e estabilidade” foram apontados como são objetivos prioritários do ponto de vista político para um novo estatuto eleitoral para as autarquias locais, com o líder do PS a prometer trabalho para aprovar uma nova lei das finanças locais. “Uma nova lei das finanças locais que tenha objetivos políticos claros”, destacou entre os compromissos assumidos pelo partido.

Durante a convenção foi apresentado o compromisso autárquico dos candidatos socialistas às próximas eleições, sintetizados em 12 princípios, que foram lidos por 12 jovens, para “promover o desenvolvimento local com coesão, sustentabilidade e boa governação”.

Na lista dos compromissos está o reforço das condições de desenvolvimento económico no plano local e em responder com urgência ao problema social da habitação e promover a sustentabilidade dos processos de desenvolvimento.

À chegada, o secretário-geral do PS assumiu este sábado, à chegada ao congresso, o objetivo de, nas autárquicas, ser “o primeiro partido com mais votos no país”, questionando o ‘timing’ de uma sondagem que põe o Chega em primeiro lugar quando não há legislativas à vista.

Nas autarquias temos o objetivo de sermos o primeiro partido com mais votos no país, mas os portugueses ditarão aquilo que entendem em relação ao futuro do enquadramento e da arquitetura do sistema político português“, respondeu aos jornalistas José Luís Carneiro à chegada à Convenção Autárquica Nacional do PS, que decorre em Coimbra e que assinala a rentrée do partido.

O líder do PS disse ter “convicções realistas” e reiterou que o objetivo é ganhar “o maior número de câmaras, o maior número de freguesias e o maior número de assembleias municipais”.

Questionado sobre a manutenção do objetivo tendo em conta uma sondagem recente que dá o Chega em primeiro lugar, Carneiro começou por sublinhar o “apreço imenso” pelo trabalho dos jornalistas, “contrariamente a outros que atacam” trabalho da comunicação social.

“E porque tenho um grande respeito pelo vosso trabalho, devolvo com uma pergunta. Não acha estranho que, tendo eleições autárquicas, tendo a seguir eleições presidenciais, o mais certo seria avaliar quem está melhor posicionado para as eleições autárquicas ou para as eleições presidenciais. Não há, que eu saiba, eleições legislativas à vista”, apontou.

Questionando o ‘timing’ desta sondagem, o secretário-geral do PS referiu que nos estudos de opinião que o PS dispõe “o Chega aparece sempre em terceiro lugar”. “Compreendi como uma tentativa de levar a que haja um candidato putativo que possa desistir dos seus objetivos eleitorais para as presidenciais, para que os votos na direita se possam concentrar num dos candidatos”, respondeu, quando interrogado sobre qual entendia que era o motivo deste estudo de opinião nesta fase.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Candidatos do PS nunca se colocarão do lado dos que podem atacar a democracia”, garante Carneiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião