Chefs com estrela Michelin escolhem os melhores novos restaurantes portugueses
Júri composto por mais de 50 chefs prestigiados, como Marlene Vieira ou Rui Paula, escolheram os 38 restaurantes que vão participar na segunda edição dos TheFork Awards.
Já estão escolhidos os melhores restaurantes que abriram em Portugal no último ano. O júri composto por mais de 50 chefs prestigiados, inclusive com Estrela Michelin, selecionou um total de 38 espaços gastronómicos para a segunda edição dos TheFork Awards.
Entre os jurados estão Marlene Vieira, Rui Paula, João Sá ou Henrique Sá Pessoa, que nomearam restaurantes espalhados por nove distritos do país, do “Renascimento” em Guimarães ao “Mesa Farta” em Tavira.
O country manager de Espanha e Portugal do TheFork enaltece o lançamento da segunda edição dos prémios de restauração e a nova colaboração com a Mastercard. “Representa um impulso fundamental para consolidar estes prémios como os mais relevantes da restauração emergente no nosso país”, diz Sérgio Sequeira, em comunicado divulgado esta segunda-feira.
Ao associar-se a estes galardões, a empresa de pagamentos vai ter um prémio especial designado “Mastercard Impact Award 2025”, cujo objetivo é reconhecer o restaurante (dentro da lista de nomeados) que demonstre uma liderança em três áreas-chave: apoio a comunidades e negócios locais, promoção do turismo local e alternativo através de abordagens inovadoras, e promoção do talento com vista ao crescimento e à inovação.
Do vinho às loiças e retalho, o tecido empresarial ligado a esta “economia da mesa” também se associou ao projeto. Empresas como Sogrape, Recheio e Vista Alegre estão a apoiar a iniciativa.
“Valoriza o talento e a criatividade no setor da restauração em Portugal. Acreditamos que reconhecer e dar visibilidade a projetos gastronómicos é essencial para impulsionar a transformação positiva do canal Horeca”, explicou o CEO da Sogrape Distribuição, Gonçalo Sousa Machado.
“O Recheio tem o orgulho de ser novamente patrocinador deste evento que celebra o espírito empreendedor e a inovação na restauração. Acreditamos que apoiar iniciativas como esta é fundamental para promover o crescimento e a excelência no setor. Estamos entusiasmados por fazer parte desta celebração do que de melhor se faz na restauração moderna”, completa fonte oficial da marca do grupo Jerónimo Martins.
Os utilizadores da aplicação de consulta e reserva de restaurantes também têm voto na matéria (People’s Choice Award) até ao próximo dia 19 de outubro. Cerca de um mês depois, a 17 de novembro, os finalistas serão divulgados.
Quais foram os nomeados?
- Braga (1): Renascimento (Guimarães)
- Coimbra (1): Essences (Lousã)
- Évora (2): Fitapreta – A cozinha do Paço, Forno da Telha
- Faro (2): Marina com Noélia (Olhão), Mesa Farta (Tavira)
- Lisboa (20): Alfredo, Baz, Bonança, Bougan Avenida, Carvoaria, Confissões, Duro, Familjen, Flamma, Gancho Lx, Intemporal, Karater Georgian Bistro, Kitu, Kureji Izakaya, Polémico, Raio, Santa Joana, Skizzo, Sushi Kosuke e Turvo
- Madeira (2): Yuki by Chef Júlio Pereira e Jaket by Chef Júlio Pereira
- Porto (8): Belos Aires Praia, Bistrô – Palacete Severo, Cibú, Éon, Exuberante, Largo do Paço, Liz, Restart by Vila Foz
- Setúbal (1): De Raiz
- Vila Real (1): Schistó
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chefs com estrela Michelin escolhem os melhores novos restaurantes portugueses
{{ noCommentsLabel }}