Powerdot inaugura hub de inovação no Porto para acelerar crescimento na Europa
Powerlab, que arranca com um investimento inicial de meio milhão e mais de 30 pessoas, vai permitir à startup portuguesa testar e integrar novas soluções de carregamento.
A portuguesa Powerdot inaugurou esta terça-feira o Powerlab, um hub de inovação no Porto onde a operadora de carregamentos de carros elétricos vai testar novas soluções de carregamento, que poderão depois ser replicadas para toda a rede de carregadores da empresa na Europa. O hub, que resulta de um investimento de meio milhão de euros e arranca com mais de 30 colaboradores, pretende acelerar o crescimento da empresa no mercado europeu.
“O Powerlab nasce como um centro dedicado à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no setor da mobilidade elétrica. O seu principal objetivo é permitir à Powerdot testar e integrar novas soluções de carregamento, reforçar a fiabilidade da rede e acelerar a introdução de funcionalidades avançadas”, explicou ao ECO, Luís Santiago Pinto, cofundador e CEO da Powerdot.
As soluções testadas no Porto poderão depois ser exportadas para toda a rede Powerdot, já presente em milhares de localizações na Europa. Além de integrar infraestruturas de carregamento de última geração, “o centro terá também um papel estratégico na recolha de insights sobre comportamentos de utilização e desempenho, impulsionando a aceleração da empresa no mercado europeu“, conforme destaca a empresa em comunicado.
O Powerlab, com morada na Rua de Anselmo Braamcamp, 329, no Porto, “será um espaço aberto a parceiros industriais, fabricantes de carregadores e construtores automóveis para validar a compatibilidade dos seus equipamentos com a infraestrutura Powerdot”, conforme detalha o líder da startup portuguesa de operação de postos de carregamento elétricos.
“O Powerlab é a materialização da nossa visão de criar a mais avançada experiência de carregamento de veículos elétricos na Europa. É aqui que testamos soluções que não só melhoram a eficiência como oferecem uma experiência premium aos condutores”, acrescenta José Sacadura, general manager da Powerdot em Portugal, citado em comunicado.
Com a abertura deste laboratório, a empresa consegue “centralizar testes, investigação e desenvolvimento num só espaço, a Powerdot consegue inovar mais depressa, diferenciar-se pela tecnologia e reforçar a confiança dos parceiros e dos utilizadores, acelerando assim a expansão da rede e a sua performance”, sublinha Luís Santiago Pinto.
O hub arranca com um “investimento inicial de cerca de 500 mil euros” e uma equipa de 32 pessoas em áreas como engenharia, software, produto e operações, que deverá crescer à medida que o centro for consolidando a sua atividade.
Quanto à escolha do Porto para acolher o Powerlab, a startup diz que reforça o papel estratégico de Portugal na mobilidade elétrica. Com sede em Portugal e mais de 200 colaboradores em toda a Europa, dos quais mais de 120 estão em Portugal, a Powerdot destaca que “as equipas de produto permanecem centralizadas no Porto, fortalecendo o ecossistema de inovação local e sublinhando a relevância do país no crescimento internacional da empresa”.

Olhando para o futuro, o CEO da empresa refere que “a prioridade da Powerdot será continuar a melhorar a experiência de carregamento em conjunto com fabricantes de carregadores e fabricantes automóveis, garantindo que a rede evolui de forma consistente com as necessidades do mercado”.
Com presença em Portugal, Espanha, Polónia e Bélgica e 10 mil pontos de carregamento, a empresa portuguesa “está focada em crescer a rede e em continuar a desenvolver a experiência de carregamento nos mercados onde já opera”, aponta o líder da startup.
“No entanto, não fechamos a porta a oportunidades táticas que possam surgir para explorar novos mercados, sempre que façam sentido estratégico e acrescentem valor à nossa operação”, atira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Powerdot inaugura hub de inovação no Porto para acelerar crescimento na Europa
{{ noCommentsLabel }}