5 coisas que vão marcar o dia
O Eurostat vai divulgar os dados da inflação na Zona Euro e União Europeia de agosto. Já o novo governador do Banco de Portugal vai ser ouvido no Parlamento.
Esta quarta-feira, o Eurostat vai divulgar os dados da inflação na Zona Euro e União Europeia de agosto. Já o novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, vai ser ouvido no Parlamento. A Fed vai ainda decidir o futuro das taxas de juro. A marcar o dia está ainda a reunião de Montenegro com os líderes do Chega e da Iniciativa Liberal sobre o Orçamento do Estado para 2026 e dois leilões de bilhetes do Tesouro.
Como evoluiu a inflação na Zona Euro?
O Eurostat vai divulgar os dados da inflação na Zona Euro e na União Europeia (UE) de agosto. Em julho, a taxa de inflação homóloga na Zona Euro em julho foi de 2%, indicando uma taxa de 2,4% para o conjunto dos países da UE. Na área da moeda única, a inflação de 2% — medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) — compara com um valor idêntico em junho e uma taxa de 2,6% em julho de 2024.
Álvaro Santos Pereira ouvido no Parlamento
O novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, vai ser ouvido esta quarta-feira, pelas 11h, no Parlamento a 17 de setembro. O parecer da Assembleia da República não é vinculativa, mas é obrigatório para que o antigo ministro da Economia de Pedro Passos Coelho possa ser oficialmente nomeado líder do regulador da banca, através da aprovação de uma resolução do Conselho de Ministros. No final de julho, o Governo anunciou que o ex-economista chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) iria ser o novo governador do Banco de Portugal.
Fed decide rumo das taxas de juro
Termina esta terça-feira a reunião de dois dias da Reserva Federal (Fed) norte-americana sendo anunciada a decisão de política monetária. É esperado um corte na taxa de juro, o primeiro desde dezembro do ano passado, cuja dimensão é incerta mas deverá ser de 25 pontos base, segundo analistas. A expectativa de um corte nos juros é já geral, mas a possibilidade de que seja de maior dimensão, de 50 pontos base, ainda está em cima da mesa.
OE2026: IL e Chega reúnem-se com Montenegro
O primeiro-ministro vai reunir-se esta quarta-feira com os líderes do Chega e da Iniciativa Liberal (IL) sobre o Orçamento do Estado para 2026. A presidente da IL, Mariana Leitão, é recebida por Luís Montenegro às 17 horas e André Ventura, líder do Chega, às 18 horas. Na quinta-feira, às 16h30 é a vez do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, se reunir com o chefe do executivo em São Bento. Estas reuniões seguem-se a uma primeira ronda de encontros de todos os grupos parlamentares com o Governo, no início de setembro, sobre vários temas, entre os quais o Orçamento do Estado para 2026. A proposta orçamental será entregue na Assembleia da República no dia 10 de outubro.
IGCP volta ao mercado com leilões de bilhetes do Tesouro
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar esta quarta-feira, pelas 10h30, dois leilões de bilhetes do Tesouro (BT) com maturidades de até um ano, com um montante indicativo entre 1.500 e 1.750 milhões de euros. A 11 de setembro, numa audição no parlamento, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o presidente do IGCP, Pedro Cabeços, disse que quer diversificar e captar novos investidores para a dívida pública portuguesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}