Ex-presidente francês começa este mês a cumprir pena de cinco anos
O antigo presidente francês vai tornar-se no primeiro antigo chefe de Estado de um país da União Europeia a ser efetivamente detido.
O antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, será detido no dia 21 de outubro e ficará na prisão de La Santé, em Paris, depois de ter sido condenado a cinco anos de prisão por conspiração criminosa, avançam os media internacionais. Com esta detenção, vai tornar-se no primeiro antigo chefe de Estado de um país da União Europeia a ser efetivamente detido.
O Tribunal de Paris condenou, a 25 de setembro, o antigo presidente francês Nicolas Sarkozy a cinco anos de prisão com mandado de detenção com efeito diferido por financiamento da campanha presidencial vitoriosa de 2007 pela Líbia.
O antigo Presidente francês (2007-2012) foi considerado culpado pelo alegado financiamento ilegal da sua campanha presidencial de 2007 com dinheiro do governo do então líder líbio Muammar Kadafi.
Na leitura do longo acórdão, a juíza afirmou que Sarkozy permitiu que os colaboradores próximos de Sarkozy – os ex-ministros Claude Guéant e Brice Hortefeux – contactassem as autoridades líbias “para obter ou tentar obter apoio financeiro na Líbia com o objetivo de garantir o financiamento da campanha”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-presidente francês começa este mês a cumprir pena de cinco anos
{{ noCommentsLabel }}