Suécia vai criar reservas de cereais para o caso de guerra ou de crise

  • Lusa
  • 14 Outubro 2025

Estocolmo prevê investir 575 milhões de coroas (cerca de 52 milhões de euros, ao câmbio atual) para estabelecer as reservas de cereais.

A Suécia vai criar reservas de cereais para usar em caso de guerra ou de crise no norte do país, uma região de “importância militar estratégica”, anunciou esta terça-feira o Governo. No âmbito do orçamento para 2026, Estocolmo prevê investir 575 milhões de coroas (cerca de 52 milhões de euros, ao câmbio atual) para estabelecer as reservas de cereais.

Escolha o ECO como fonte preferida no Google

Escolher

Os stocks serão financiados através de contratos celebrados entre o Estado e empresas privadas, precisou o Governo, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP). O Estado comprará uma determinada quantidade de cereais às empresas, às quais pagará depois para garantir a renovação contínua dos produtos (stocks rotativos).

Os produtos deverão estar sempre disponíveis, explicou a Agência Sueca de Agricultura. O concurso público será lançado na quarta-feira nos condados de Norrbotten, Vasterbotten, Vasternorrland e Jamtland. Atualmente, os três condados dependem totalmente do transporte proveniente do sul do país para assegurar o abastecimento alimentar, o que poderia representar um problema em caso de conflito.

“O norte da Suécia tem uma importância estratégica militar e constitui uma prioridade particular para a defesa total”, declarou o ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin, citado num comunicado. “Não é por acaso que as primeiras etapas para a criação de reservas de cereais têm lugar aqui: trata-se, fundamentalmente, de garantir que a população possa ter comida na mesa mesmo em tempos de crise”, acrescentou.

O conceito de “defesa total” foi reativado pela Suécia em 2015, após a ocupação da Crimeia pela Rússia no ano anterior, e reforçado depois da invasão em larga escala da Ucrânia em 2022. O objetivo é envolver toda a sociedade — do Estado aos cidadãos, passando pelas empresas — de forma a resistir coletivamente a uma agressão armada, mantendo ao mesmo tempo as funções vitais do país.

O pão e os produtos à base de cereais têm um elevado teor energético, referiu a Agência Sueca de Agricultura. Entre 90% e 95% da população da Suécia poderia alimentar-se exclusivamente de cereais durante três meses sem sofrer carências nutricionais, acrescentou a agência de agricultura.

Na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, a Suécia também abandonou a tradição de neutralidade e aderiu à NATO, tal como a Finlândia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suécia vai criar reservas de cereais para o caso de guerra ou de crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião