ANA diz que tempos de espera no controlo de fronteiras em Lisboa baixaram esta quarta-feira
Melhoria no funcionamento do sistema eletrónico RAPID e reforço de recursos da PSP permitiram reduzir tempos de espera, depois de dia crítico na terça-feira.
Relatos nas redes sociais dão conta de longas filas e tempos de espera no controlo de fronteiras do aeroporto de Lisboa para os passageiros de fora do espaço Schengen. Concessionária afirma que situação está mais calma esta quarta-feira.
Desde domingo que entrou em funcionamento o Sistema Europeu de Entrada e Saída (EES), que obriga ao registo e recolha de dados biométricos para cidadãos extracomunitários. Nas redes sociais há vários relatos de longas filas e a PSD reconheceu à Lusa a existências de tempos de espera superiores a 90 minutos. A ANA afirmou ao ECO que “os tempos de espera reduziram bastante” esta quarta-feira.
O sistema eletrónico RAPID, que permite realizar de forma automática os procedimentos de Controlo de Fronteira, já está a funcionar corretamente esta quarta-feira e aumentaram os recursos da PSP, segundo apurou o ECO.
Na terça-feira a concessionária afirmou à agência Lusa que o RAPID tem estado “com problemas de funcionamento” e deixou críticas ao Sistema de Segurança Interna (SSI), responsável pelo novo processo.
“O desafio técnico e de coordenação dessa evolução não pode, entretanto, deixar num segundo plano a necessidade para essas entidades de garantir aos passageiros um tempo máximo de espera nas fronteiras, à semelhança dos níveis de serviço exigidos para os processos sob responsabilidade da ANA”, apontou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ANA diz que tempos de espera no controlo de fronteiras em Lisboa baixaram esta quarta-feira
{{ noCommentsLabel }}