Trump confirma que autorizou entrada da CIA na Venezuela e pondera “ataques terrestres”
"Estamos definitivamente a considerar a possibilidade de ataques terrestres agora, porque já temos controlo no mar", disse Donald Trump.
O Presidente norte-americano confirmou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que autorizou que a CIA operasse na Venezuela, enquadrando a medida como fazendo parte de esforços mais amplos para o desmantelamento de redes de cartéis de droga e para a contenção do fluxo de narcóticos para os EUA.
“Estamos definitivamente a considerar a possibilidade de ataques terrestres agora, porque já temos controlo no mar“, disse também Donald Trump aos jornalistas no Sala Oval. Os EUA já atacaram várias embarcações suspeitas de transportar estupefacientes, segundo Washington, em águas internacionais, junto da linha venezuelana.
Questionado se a CIA tem autoridade para desenvolver ações contra o governo venezuelano e o seu líder Nicolás Maduro, Trump disse que a pergunta era ridícula, mas sinalizou que a Venezuela estava a sentir uma “pressão crescente” por parte dos EUA, assim como outros países.
Donald Trump veio assim confirmar as notícias avançadas de que os EUA têm intenção de colocar a CIA a operar no país sul-americano. O New York Times já tinha noticiado que o governo norte-americano autorizou a CIA a conduzir ações secretas na Venezuela.
A notícia do jornal nova-iorquino surgiu no dia em que três bombardeiros B-52 da Força Aérea norte-americana entraram, por breves momentos, no espaço aéreo venezuelano onde terão traçado uma trajetória no radar: o dedo do meio, segundo o El Mundo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump confirma que autorizou entrada da CIA na Venezuela e pondera “ataques terrestres”
{{ noCommentsLabel }}