Waymo quer carros autónomos a circular em Londres já em 2026
A empresa especializada em software pretende ter veículos sem condutor a circular na capital inglesa já no próximo ano, com o início das fases de teste a começar em breve.
A Waymo, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de software para veículos autónomos, pretende colocar carros sem condutor a circular na cidade de Londres já no próximo ano.
De acordo com a Reuters, a Waymo anunciou esta quarta-feira que irá colaborar com a empresa de financiamento automóvel Moove enquanto se prepara para o lançamento do serviço, através de aplicação, estando já em contacto ativo com as autoridades locais e nacionais para obter as aprovações necessárias.
Um porta-voz da empresa, citado pela agência Reuters, adiantou que os veículos da Waymo já estão a caminho de Londres, para os condutores especializados em segurança começarem a fase de testes antes do arranque das operações totalmente autónomas previsto para o próximo ano.

A Waymo tem crescido de forma constante nos Estados Unidos, apesar das regulamentações rigorosas e da tecnologia ser dispendiosa. Agora, a empresa está a ganhar um novo impulso através de parcerias com plataformas de transporte e operadores de frotas.
No início deste ano, a Waymo começou a recolher dados em Tóquio, no Japão, e a testar os veículos operados por condutores humanos em cooperação com a empresa de táxis japonesa Nihon Kotsu e com a Go, que gere uma aplicação móvel para chamadas de táxis.
Atualmente, a Waymo realiza mais de 250 mil viagens por semana, com cerca de 1.500 veículos presentes em cidades norte-americanas como São Francisco, Los Angeles, Phoenix, Atlanta e Austin.
Pertencente à Alphabet (dona da Google), a Waymo não fabrica automóveis, mas desenvolve tecnologia de condução autónoma de ponta, adaptando veículos de outras marcas, como Jaguar, Hyundai ou Chrysler, e equipando-os com o seu sistema avançado que combina sensores, câmaras, radares e software.
No ano passado, as empresas chinesa Baidu, especializada em inteligência artificial, e a Lyft, uma das maiores concorrentes da Uber nos EUA, já tinham anunciado planos para implementar táxis-robôs na Europa em 2026. A Lyft utilizará os veículos autónomos da Baidu (Apollo Go) nos principais mercados do continente europeu. O plano é começar na Alemanha e Reino Unido no próximo ano, alargando a frota progressivamente à restante Europa ao longo dos próximos anos, embora a implementação dependa ainda de aprovação regulatória, que continua bastante rigorosa na Europa neste domínio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Waymo quer carros autónomos a circular em Londres já em 2026
{{ noCommentsLabel }}