Pedro Duarte assegura maioria na Câmara do Porto com vereador eleito pelo PS
O social-democrata eleito presidente da Câmara do Porto leva para a sua equipa o vereador eleito em quarto lugar na lista de Manuel Pizarro. Empate entre PS e PSD desfaz-se.
- Pedro Duarte assegurou a maioria na Câmara do Porto ao integrar na sua equipa o vereador socialista Jorge Sobrado, que aceitou o convite para assumir o pelouro da Cultura como independente.
- O movimento desfaz o empate resultante das autárquicas de 12 de outubro, em que PSD/CDS/IL e PS elegeram seis vereadores cada, garantindo agora Duarte sete mandatos contra cinco do PS e um do Chega.
- Sobrado era até agora vice-presidente da CCDR-N e foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
Pedro Duarte vai liderar a Câmara do Porto em maioria, após recrutar para a equipa Jorge Sobrado, eleito a 12 de outubro na lista do socialista Manuel Pizarro. Sobrado vai assumir o pelouro da Cultura a convite de Pedro Duarte que, ao final da tarde desta quarta-feira, toma posse como presidente do município da Invicta.
Com Jorge Sobrado do lado da coligação PSD/CDS/IL, Pedro Duarte fica com a maioria no Executivo, depois de as eleições de 12 de outubro terem determinado seis mandatos para a candidatura de Duarte, outros seis para a do socialista Manuel Pizarro e um para o Chega.
O ECO sabe que Jorge Sobrado deixa a vice-presidência da área da Cultura na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) quando assumir a vereação da Cultura na próxima semana. Sobrado repete um pelouro que assumiu, entre 2017 e 2021, em Viseu, no Executivo do social-democrata António Almeida Henriques.
Jorge Sobrado era o quarto da lista de Manuel Pizarro à Câmara do Porto para assumir a pasta da Cultura que agora liderará, mas já enquanto vereador independente.

Pedro Duarte entrega, assim, a um eleito pela oposição uma pasta que destacou como sua prioridade aquando da apresentação da candidatura. Durante a campanha, o antigo ministro anunciou que ficaria com este pelouro. Mas agora acabou por mudar de ideias e entrega-a a Sobrado. O ECO/Local Online tentou falar com o novo presidente da autarquia, mas tal não foi possível até ao momento.
À Lusa, Pedro Duarte disse ter ouvido a comunidade cultural da cidade “em inúmeros encontros, formais e informais, ao longo da campanha eleitoral e depois da sua eleição”, e ter sido “sensível” aos seus “apelos” de que Sobrado seria a pessoa indicada para este pelouro. Referiu igualmente que o ainda vice-presidente da CCDR-N “reúne todas as características de personalidade e experiência para honrar a continuidade da revitalização cultural da cidade do Porto”.
Jorge Sobrado conta no currículo com larga experiência na cultura. Antes de assumir o cargo de vice-presidente na CCDR-N precisamente nesta área, foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, com Rui Moreira na liderança do município.
A coligação liderada por Pedro Duarte e que integrou PSD, CDS e Iniciativa Liberal obteve 37,29% dos votos no Porto. Manuel Pizarro (PS) ficou a 2.008 votos de distância com 35,54% e Miguel Corte-Real (Chega) conquistou 8,23%.
Contas feitas, a coligação PSD/CDS/IL passa a governar com sete vereadores contra cinco do PS e um do Chega. Nas autárquicas de 12 de outubro, o PS elegeu Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Francisca Carneiro Fernandes, Jorge Sobrado, Jorge Garcia Pereira e Marta Sá Lemos.
Além de Pedro Duarte, a coligação elegeu mais cinco vereadores: Catarina Araújo (CDS-PP), Gabriela Queiroz (PSD), Rodrigo Passos (PSD), Hugo Beirão Rodrigues (IL) e Matilde Gouveia Rocha (IL).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Duarte assegura maioria na Câmara do Porto com vereador eleito pelo PS
{{ noCommentsLabel }}