Produção de automóveis cresceu 4,3% até novembro
Do total produzido, 253.204 são ligeiros de passageiros, 64.210 são ligeiros de mercadorias e 2.868 são veículos pesados.
A produção de automóveis no país cresceu 4,3% entre janeiro e novembro face ao mesmo período de 2024, colocando o número de veículos fabricados acima dos 320.000, mostram dados divulgados esta sexta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
“Em termos acumulados, nos 11 meses de 2025, saíram das fábricas instaladas em Portugal 320.282 veículos, ou seja, mais 4,3% do que em igual período do ano anterior”, refere a ACAP em comunicado. Do total produzido, 253.204 são ligeiros de passageiros, 64.210 são ligeiros de mercadorias e 2.868 são veículos pesados.
Este desempenho, refere a ACAP, “confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 97,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.
“A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,8% – com a Alemanha (19,5%), Itália (11,6%), Turquia (10,9%) e França (10,2%) no topo do ranking“, refere a associação setorial.
“O mercado africano, liderado por Marrocos (1,9%), encontra-se em segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal”, com uma quota de 4,2%, refere a associação. Em terceiro lugar aparece o continente americano, para onde são vendidos 2,9% das exportações de veículos automóveis.
Em sentido contrário à tendência global dos primeiros 11 meses, em novembro houve um recuo na produção de carros, com uma quebra homóloga de 7,2%. Nesse mês foram fabricados 30.251 veículos, dos quais 23.925 são ligeiros de passageiros, 6.102 são ligeiros de mercadorias e 224 são veículos pesados.
Em relação à montagem de veículos pesados, os dados da ACAP mostram que, de janeiro a novembro, se registou uma queda de 14,5%, tendo sido montado 247 unidades. Em novembro, foram montados 40 veículos pesados, mais 33,3% do que no mesmo mês do ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção de automóveis cresceu 4,3% até novembro
{{ noCommentsLabel }}