Produção automóvel em Portugal recua 7,8% em janeiro
No primeiro mês do ano, foram produzidos 21.746 veículos, uma quebra de 7,8% em comparação com o mesmo período de 2025.
A produção de veículos automóveis nas fábricas portuguesas recuou 7,8% em janeiro, em termos homólogos, para 21.746 unidades, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Apesar da redução, a ACAP assinalou que o setor continua a ser um elemento importante na balança comercial portuguesa, uma vez que “95,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações, ao absorver 88,2% da produção nacional, destacando-se Alemanha (19,9%), França (17,1%), Itália (16%) e Espanha (10,1%).
O mercado americano, com o Chile a somar uma quota de 5%, ocupa o segundo lugar, com 5,1% das exportações. O continente africano encontra-se no terceiro lugar com 2,7% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal.
Em relação à montagem de pesados, no primeiro mês do ano foram montados 14 veículos pesados, o equivalente a um aumento de 75% em termos homólogos. Em janeiro foram exportados 100% dos veículos montados em Portugal. A Alemanha (50%) e o Reino Unido (50%) são os únicos destinos destas exportações.
Apesar de as tempestades terem causado “danos muito significativos” nas empresas do setor automóvel, o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro, adianta ao ECO que a “produção normal não foi afetada”, justificando que a quebra “deve-se a uma simbólica redução de encomendas dos mercados para onde o setor exporta”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel em Portugal recua 7,8% em janeiro
{{ noCommentsLabel }}