Francesa de IA Mistral capta quase 723 milhões de euros para financiar centro de dados
A francesa Mistral já tinha anunciado planos de investir 4.000 milhões de euros na construção de infraestrutura de IA, incluindo instalações em França e na Suécia.
A francesa de inteligência artificial (IA) Mistral captou 830 milhões de dólares, quase 723 milhões de euros, para financiar o seu futuro centro de dados na região Île-de-France, anunciou esta semana a tecnológica.
De acordo com o Financial Times (FT), esta foi a primeira ronda de financiamento para apoiar a construção de centros de dados (data centers) com tecnologia Nvidia em toda a Europa.
“Fortalecer a nossa infraestrutura na Europa é essencial para capacitar os nossos clientes e garantir que a inovação e a autonomia em IA permaneçam no centro da Europa“, afirmou Arthur Mensch, presidente executivo (CEO) da Mistral, num comunicado
O investimento acontece num momento de rápido crescimento da tecnológica, impulsionado por empresas e governos que procuram alternativas europeias de soberania às big tech norte-americanas como Amazon, Google e Microsoft.
Lançada em junho de 2023, a empresa desenvolveu o chatbot Le Chat, concorrente do ChatGPT da OpenAI. A Mistral já tinha anunciado planos de investir 4.000 milhões de euros na construção de infraestrutura de IA, incluindo instalações em França e na Suécia, de acordo com o FT.
A tecnológica francesa pretende usar os recursos obtidos junto de sete bancos para financiar a capacidade computacional necessária para a sua infraestrutura, incluindo a aquisição de aproximadamente 13.800 chips da gigante norte-americana Nvidia.
“Este financiamento representa um passo importante, pois sublinha a confiança que os principais bancos internacionais têm no modelo de negócio da Mistral AI, na solidez dos seus projetos e contratos e na relevância de mercado das suas ofertas de infraestrutura de IA”, afirma a tecnológica, em comunicado.
A Mistral, uma das poucas empresas europeias a aventurar-se na corrida da inteligência artificial contra gigantes norte-americanos e chineses, assinou um acordo com a Agence France-Presse (AFP), em janeiro de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Francesa de IA Mistral capta quase 723 milhões de euros para financiar centro de dados
{{ noCommentsLabel }}