Transferências MBWay para 13 países europeus vão ser possíveis até final do ano
Vai ser possível fazer transferências por MBWay para 13 países europeus até final do ano e em 2027 vai permitir fazer compras em lojas físicas e 'online' nesses países.
A SIBS revelou esta quinta-feira que vai ser possível fazer transferências por MB Way para 13 países europeus até final do ano e que em 2027 vai permitir fazer compras em lojas físicas e ‘online’ nesses países.
Num evento em Lisboa, a administradora da SIBS Teresa Mesquita, o administrador do Bancomat Massimo Itta e o administrador da EPI Alfred Baroulier fizeram uma demonstração para comprovar a interoperabilidade entre soluções de pagamento que detêm nas compras em lojas físicas de diferentes países europeus. Para já, esta foi apenas uma demonstração e o objetivo é que tal seja possível em 2027.
No início do ano, a SIBS/MBWay (Portugal), a Bancomat (Itália), a Vipps MobilePay (Países Nórdicos) e a EPI (European Payments Initiative, que detém a Wero) fizeram um protocolo para acelerar o uso a nível europeu de plataformas de pagamento que atualmente são, sobretudo, locais (caso do MB Way em Portugal) e que, no total, representam 130 milhões de utilizadores.
Desde meados de 2025 já é possível a utilizadores do MBWay enviarem e receberem dinheiro de clientes de Espanha e Itália usando número de telemóvel (desde que os clientes desses países tenham as soluções de pagamento Bizum ou Bancomat).
Em resposta a perguntas dos jornalistas, Teresa Mesquita disse que o objetivo é que, até final do ano, as transferências possam ser feitas entre clientes de 13 países europeus (Andorra, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia).
Já sobre o pagamento em lojas de vários países da Europa usando MBWay (QR Code ou NFC), respondeu que o objetivo é que tal esteja disponível em 2027.
A cumprir-se o previsto, no próximo ano os clientes com soluções de pagamento das empresas que fazem parte do protocolo (SIBS/MB Way, Bancomat, Vipps MobilePay e EPI) poderão fazer compras em lojas físicas ou ‘online’ de 13 países.
O objetivo dos operadores é que o cliente possa usar noutros países europeus a solução de pagamento que está habituado a usar no seu país de residência.
Assim, um cliente com MBWay poderá usá-lo para fazer pagamentos em comerciantes em Espanha ou Bélgica desde que esse comerciante seja associado do sistema local que tem acordo com a SIBS.
Questionada, a SIBS não divulga os montantes de investimento nestes projetos de interoperabilidade entre empresas de pagamento nem objetivos de negócio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Transferências MBWay para 13 países europeus vão ser possíveis até final do ano
{{ noCommentsLabel }}