Montenegro enaltece empenho de Portugal na construção de uma UE mais influente

  • Lusa
  • 9 Maio 2026

Primeiro-ministro defende que o fortalecimento da Europa é "essencial à defesa dos interesses e ambições de Portugal e dos portugueses", garantindo que o país continuará empenhado no projeto europeu.

O primeiro-ministro disse este sábado que Portugal continuará empenhado na construção de uma União Europeia “mais forte, competitiva, coesa e influente“, numa mensagem em que destacou também os 40 anos da adesão do país ao projeto europeu.

Escolha o ECO como fonte preferida no Google

Escolher

Numa mensagem divulgada nas suas redes sociais, Luís Montenegro escreve que este sábado, Dia da Europa, celebra-se uma “Europa de paz liberdade, democracia e prosperidade”.

“No ano em que celebramos os 40 anos da adesão à CEE, orgulhamo-nos de fazer parte deste projeto comum que nos une em valores e oportunidades”, frisa também o líder do Governo.

Montenegro diz que, “num tempo de grandes desafios”, Portugal continuará “empenhado na construção de uma União mais forte, competitiva, coesa e influente no mundo”. O primeiro-ministro conclui esta mensagem defendendo que o fortalecimento da Europa é “essencial à defesa dos interesses e ambições de Portugal e dos portugueses”.

O Dia da Europa assinala-se hoje, evocando a declaração de Robert Schuman, em 1950, na qual apresentou as bases fundadoras da União Europeia.

Portugal aderiu formalmente à Comunidade Económica Europeia (CEE) em 01 de janeiro de 1986, juntamente com Espanha. O tratado de adesão de Portugal à então CEE foi assinado em 12 de junho de 1985 por Mário Soares e também pelo vice-primeiro-ministro do Governo PS/PSD, Rui Machete, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, e das Finanças, Ernâni Lopes.

Quando o tratado entrou em vigor, em 01 de janeiro de 1986, já estava em funções o Governo do PSD chefiado por Aníbal Cavaco Silva, que iria governar durante dez anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro enaltece empenho de Portugal na construção de uma UE mais influente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião